“Aprende Valor”: parceria entre BC, CVM, Anbima e Sebrae deve beneficiar 7,8 milhões de estudantes
Aprender Valor, programa lançado em 2022 pelo Banco Central, expande horizontes para atender o Ensino Médio, com 29 mil escolas e novos cursos gratuitos em educação financeira
Parceria entre instituições promete ampliar o acesso à educação financeira em escolas de todo o país (Foto: Adobe Stock)
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e o Sebrae anunciaram, nesta quarta-feira (6), uma nova parceria educacional com o Banco Central (BC) que deve beneficiar mais de 7,8 milhões de estudantes brasileiros. O programa “Aprender Valor“, que atualmente atende educadoras e educadores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), será expandido para docentes e estudantes do Ensino Médio a partir de 2026.
A iniciativa, lançada em 2022, promove educação financeira a instituições de ensino e, hoje, atende 25 mil escolas, sendo 99% delas públicas, nas quais estudam mais de 5 milhões de estudantes. Com a reformulação do programa, a parceria passará a atender 29 mil escolas, e elevará a quantidade total de estudantes beneficiados em mais 2,8 milhões. Os cursos serão disponibilizados em formato presencial, online e híbrido.
“Estamos confiantes de que as adaptações no Aprender Valor contribuirão para ampliar o nível de letramento financeiro do país, de forma inclusiva e disseminada”, destaca Nathalie Vidual, Superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM, durante o evento de apresentação dos resultados anuais do programa, que aconteceu hoje na capital paulista.
Além do curso, serão fornecidas aulas prontas, disponíveis na plataforma do Aprender Valor, organizadas em 12 projetos escolares temáticos. As aulas irão integrar assuntos de educação financeira com conteúdos de disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, conforme recomenda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A divisão da responsabilidade de cada entidade para com o programa ficou da seguinte forma: a Anbima será a responsável por elaborar os conteúdos pedagógicos, enquanto a CVM fará a coordenação entre os parceiros envolvidos. Já o Sebrae coordenará as frentes presenciais e híbridas do programa. O BC e a própria CVM também fizeram a revisão técnica do material