Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) caíam nesta sexta-feira (08) mesmo com a divulgação de novo recorde na utilização das refinarias. As ações ordinárias, PETR3, apresentavam queda de 0,89% cotadas a R$ 36,67 às 16h11; enquanto as preferenciais, PETR4, tiveram queda de 0,66% cotadas a R$ 33,30 no mesmo horário.
Leia também
De acordo com a notícia divulgada pela empresa, as unidades de Refino da Petrobras atingiram em agosto o patamar de 97,3% de Fator de Utilização Total (FUT), apresentando o melhor resultado desde dezembro de 2014.
A produção de diesel total no mês foi de 3,78 bilhões de litros, a maior em 2023; já a produção de diesel S10, produto mais sustentável e com baixo teor de enxofre, atingiu 2,37 bilhões de litros no mesmo período. O cálculo do fator de utilização do refino leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale ressaltar que esses resultados são importantes para o amortecimento da volatilidade de preços do mercado externo. Segundo o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, “a ampliação da produção de diesel S10 em nossas refinarias contribui para a nossa estratégia comercial, que prevê a prática de preços competitivos de maneira rentável e sustentável”, comenta.