A Petrobras (PETR4) assinou contrato com a CSN (CSNA3) para fornecer gás natural à unidade da siderúrgica no Rio de Janeiro. O contrato vem em um contexto da migração da Usina Presidente Vargas (UPV), em Volta Redonda (RJ), para o mercado livre de gás natural.
A Petrobras será a principal fornecedora da CSN nessa modalidade de comercialização de gás dentro de um pool de fornecedores. Com o movimento, a siderúrgica passa a ser o maior consumidor industrial brasileiro de gás natural no mercado livre, contratando molécula e transporte de saída.
Segundo a Petrobras, a parceria tem “foco no relacionamento de longo prazo e desenvolvimento de oportunidades de descarbonização das empresas“. No segundo trimestre deste ano, informou a Petrobras, a estatal celebrou e aditou contratos de fornecimento de gás natural nessa modalidade de consumidor livre com volume aproximado de 940 mil metros cúbicos por dia.
“A partir deste marco, a Petrobras e a CSN buscarão desenvolver otimizações para fins de utilização do consumo de gás natural em outros processos, aderente à agenda de transição energética das companhias”, diz a Petrobras em nota.