Um grupo de falsos investidores pode ter enganado pelo menos quatro mil pessoas a aplicarem cerca de R$ 20 milhões na plataforma digital “genesis.net”. O golpe, que prometia rendimentos vultosos no mercado de ações, motivou uma operação policial em três estados brasileiros na quarta-feira (12): São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
As vítimas relatam que foram induzidas a baixar o aplicativo “genesis.net” e fornecer dados para a realização de suposto cadastro. Depois, eram pressionadas a fazer depósitos, sob a alegação de que recebiam “informações privilegiadas” dos golpistas, que se passavam por consultores de investimentos.
Uma vez enviado, o dinheiro era redirecionado para contas no exterior e não podia mais ser sacado.
Ao menos três empresas de fachada podem ter sido criadas para a aplicação do golpe. O nome escolhido pelos criminosos faz alusão à ‘Gênesis Investimentos’, que não tem relação com o caso, de acordo com o delegado responsável pela investigação.
De acordo com a polícia civil, os golpistas mesclavam o uso de aplicativos legítimos com o uso de aplicativos falsos. “Havia o uso regular de aplicativos para a conversão de moeda estrangeira, por exemplo, culminando com a transferência de quantias variadas em dinheiro para os criminosos, via pix, TED ou boletos, todos gerados a partir de uma plataforma também regular, tudo de modo a parecer que as transações eram feitas sempre a partir de sites e aplicativos seguros”, diz a polícia, em comunicado à imprensa.
No total, 150 policiais civis executam 11 mandados de prisão temporária, 21 mandados de busca e apreensão residencial, 19 mandados de busca e apreensão de veículos, bloqueio em contas bancárias de 11 pessoas físicas e 3 pessoas jurídicas, além do bloqueio de imóveis de 11 pessoas físicas e 3 pessoas jurídicas. Também houve a apreensão de dinheiro, documentos e carros de luxo.