O Conselho de Administração da Positivo (POSI3) aprovou a criação de um novo programa de recompra de ações. Serão adquiridas até 4.840.000 ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal, que representam 3,41% do total de ações da companhia e 6,75% do total de ações em circulação.
As aquisições poderão ser feitas no prazo de até 18 meses, com início em 30 de abril e término em 31 de outubro de 2026.
A Positivo irá decidir ainda se as compras serão feitas diretamente pela companhia ou se serão realizadas por meio da celebração de um ou mais contratos de total “return equity swap” (contrato derivativo onde duas partes trocam fluxos de caixa baseados no desempenho de um ativo subjacente, geralmente um índice acionista) com instituições financeiras.
Segundo a empresa, o principal objetivo é a manutenção das ações para permanência em tesouraria e posterior alienação e/ou cancelamento para fazer frente às obrigações decorrentes do plano de opções de ações e do plano de remuneração baseado em ações.
A origem dos recursos da Positivo (POSI3) que serão utilizados no programa poderá vir de um ou da combinação dos seguintes itens: reservas de lucro ou capital e resultado do exercício social em andamento.