Publicidade

Últimas notícias

Powell diz que dólar digital pode ajudar a manter domínio no exterior

Dez países já lançaram moedas digitais do banco central e outros 105 países estão explorando a opção

Powell diz que dólar digital pode ajudar a manter domínio no exterior
Chair do Fed, Jerome Powell 15/06/2022. REUTERS/Elizabeth Frantz

O desenvolvimento de uma versão digital oficial do dólar poderia ajudar a proteger seu domínio global à medida que outros países emitem sua própria moeda digital, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta sexta-feira, em comentários positivos sobre um tópico polêmico no banco central norte-americano.

“Uma CBDC dos EUA (moeda digital de banco central) poderia… potencialmente ajudar a manter a posição internacional do dólar”, disse Powell em declarações a uma conferência realizada pelo banco central sobre os papéis internacionais do dólar.

O Fed acaba de concluir um período de consulta pública de quatro meses solicitando opiniões sobre a ideia de um dólar digital. A vice-presidente do Fed, Lael Brainard, surgiu como uma dos principais defensoras, enquanto o diretor do banco, Chris Waller, foi contra.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Ao considerarmos as respostas… estaremos pensando não apenas na situação atual do mundo, mas também como o sistema financeiro global poderá evoluir nos próximos 5 a 10 anos”, acrescentou Powell.

Dez países já lançaram moedas digitais do banco central e outros 105 países estão explorando a opção, de acordo com o Conselho do Atlântico, o que leva a temores de que o dólar possa perder parte de seu domínio para a China.

O dólar continua sustentado por fundamentos importantes, incluindo um compromisso com a transparência, o estado de direito e a total independência do Fed, observou Powell.

Além disso, o compromisso do Fed com seu mandato de estabilidade de preços contribui para a confiança generalizada no dólar como uma reserva de valor, disse Powell.

“Para isso, meus colegas e eu estamos muito concentrados em devolver a inflação ao nosso objetivo de 2%”, disse Powell. O Fed adotou nesta semana o maior aumento dos juros em mais de um quarto de século, conforme tenta conter o aumento da inflação.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>