Publicidade

Tempo Real

Receita Federal altera regra para declarar despesas médicas no Imposto de Renda

Medida busca facilitar a vida dos contribuintes e reduzir o número de declarações em malha fina

Receita Federal altera regra para declarar despesas médicas no Imposto de Renda
Receita altera forma para contribuintes declararem despesas médicas no Imposto de Renda (IR). Foto: Adobe Stock

A Receita Federal alterou o modo de declaração de despesas médicas no Imposto de Renda (IR). A partir de 1º de janeiro de 2025, os contribuintes não precisarão guardar documentos em papel para comprovar os gastos. Isso porque a emissão do recibo de despesa com saúde será feita apenas por meio da plataforma Receita Saúde, de forma digital. A mudança consta na Instrução Normativa RFB 2.240/2024, divulgada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU).

O novo sistema está disponível desde abril deste ano, mas sua utilização era facultativa. Até o início de dezembro, mais de 380 mil recibos já tinham sido emitidos na ferramenta, totalizando mais de R$ 215 milhões em valores de serviços de saúde prestados, segundo dados da Receita.

Os recibos emitidos no aplicativo neste ano serão carregados automaticamente como despesas dedutíveis na declaração pré-preenchida do IR de 2025 dos pacientes e também como receita na declaração dos profissionais de saúde.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais deverão emitir o recibo pelo Receita Saúde a partir do ano que vem. Para usar o sistema, é necessário ter registro ativo perante o respectivo conselho profissional. A plataforma não se aplica aos prestadores de saúde pessoas jurídicas que já apresentam essas informações por meio da Declaração de Serviços Médicos de Saúde (Dmed).

Com a mudança, a Receita espera reduzir significativamente o número de declarações em malha fina. Como mostramos nesta matéria, uma das principais falhas que levaram o documento dos contribuintes à malha neste ano foram problemas com a declaração de deduções. Dentro desse equívoco, a erro mais comum está relacionado a divergências ou omissões de gastos médicos.

Como funciona o Receita Saúde?

O serviço digital está presente no aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis. O acesso à plataforma é feito pela conta Gov.br de nível ouro ou prata. Todos os cidadãos que possuem CPF ativo podem acessar o Receita Saúde com o perfil de “Paciente”. Se existirem recibos em que o seu CPF consta como beneficiário do serviço ou como pagador, esses documentos serão exibidos.

O recibo deve ser emitido pelo profissional de saúde no momento do pagamento da prestação do serviço. Caso haja mais de um pagamento relativo a uma mesma prestação de serviços, deverá ser emitido um recibo para cada pagamento realizado.

Quando o profissional de saúde emitir o documento, ele já ficará armazenado na base de dados da Receita Federal e estará disponível na declaração pré-preenchida do paciente. Dessa forma, o contribuinte não tem a necessidade imprimir e guardar o recibo para preencher o Imposto de Renda (IR).

Publicidade