A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) informou nesta sexta-feira (8), em coletiva de imprensa, que 27% do total de fundos de investimento já estão adaptados à resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que consolida e simplifica as regras desta classe de investimentos. O patrimônio líquido (PL) de fundos adaptados à regra é de R$ 2 trilhões.
Leia também
A Resolução CVM 175 facilita aporte em criptoativos e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), bem como em fundos internacionais. Em relação aos criptoativos, ela simplifica o aporte, pois antes os gestores precisavam investir de forma indireta, comprando o ativo em país onde o mercado já se encontra regulamentado. No caso dos fundos mais estruturados, o termo designa produtos cujo aporte inicial girava em torno de R$ 1 milhão e somente os investidores profissionais acabavam tendo acesso.
Já foram criados 3.713 novos fundos sob a CVM 175, enquanto 4.793 fundos foram “tombados”. Os fundos multimercado lideram a adaptação, com 3.097 deles adequados à nova regra (36,4%). O estoque da indústria tem como prazo até 30 de junho de 2025 para se adaptar.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em 1º de outubro de 2024, passaram a valer as regras sobre classes e subclasses dos fundos. O diretor da Anbima, Pedro Rudge, observa que, por enquanto, 100% dos fundos adaptados optaram por ser monoclasse. “Acredito que a partir deste ano ou do início do ano que vem vamos começar a ver os fundos multiclasses. Inicialmente, eles são monoclasse principalmente porque a maioria do que já foi ‘tombado’ é fundo exclusivo, para o qual não faz sentido ser multiclasse”, diz o executivo. Cerca de 48% dos fundos na CVM 175 são exclusivos. “Vai ser uma adoção gradual, tem uma curva de conhecimento e de aprendizado.”
Além disso, em 1º de novembro, passaram a valer as disposições da regra sobre a transparência na remuneração pela prestação de serviços dos fundos de investimentos – entenda nesta reportagem. Com a 175 em vigor por completo, a expectativa de Rudge é que a adaptação dos veículos acelere nos próximos meses.
Entre os demais dados apresentados pela Associação, 65% dos fundos novos e adaptados à resolução 175 da CVM declararam ter responsabilidade limitada e 60% declaram possibilidade de investimento em ativos no exterior.