Publicidade

Tempo Real

Rishi Sunak é eleito premiê do Reino Unido; confira bolsas europeias

Ex-premiê, Liz Truss anunciou sua renúncia depois de apenas 44 dias no cargo

Rishi Sunak é eleito premiê do Reino Unido; confira bolsas europeias
Rishi Sunak | Foto: Henry Nicholls/Reuters

O ex-ministro de Finanças do Reino Unido Rishi Sunak assumirá o cargo de primeiro-ministro do país, após a sua adversária Penny Mordaunt anunciar que se retirou da disputa na manhã desta segunda-feira (24). A notícia vem após relatos da imprensa britânica sugerirem que Sunak tinha apoio de mais da metade dos parlamentares do Partido Conservador britânico, o que abriu caminho para que ele suceda Liz Truss no cargo de premiê.

“Escolhemos o nosso novo primeiro-ministro. A decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento de nosso partido. Rishi tem meu pleno apoio”, disse Mordaunt, em comunicado divulgado nas suas redes sociais.

De acordo com ela, a eleição de Sunak reflete a “necessidade atual por certeza” entre os membros do Partido Conservador. A escolha pelo ex-ministro ocorreu menos de uma semana após a atual premiê, Liz Truss, anunciar sua renúncia depois de apenas 44 dias no cargo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Bolsas europeias

As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira (24), após um rali em Wall Street e também na esteira de dados de crescimento melhores do que o esperado da China, fatores que deixaram números fracos da atividade econômica local em segundo plano. Por volta das 7h10 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,05%, a 400,45 pontos.

Na sexta-feira (21), as bolsas de Nova York saltaram mais de 2% em meio à especulação de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá moderar o ritmo de seus aumentos de juros.

Já a China divulgou hoje que seu PIB teve expansão anual de 3,9% no terceiro trimestre, maior do que se previa e sinalizando recuperação ante o trimestre anterior, embora o avanço seja um dos mais fracos em décadas, uma vez que a segunda maior economia do mundo ainda lida com os efeitos de severas restrições adotadas por Pequim para conter surtos de covid-19.

Publicidade

Com o apetite por risco, ficou em segundo plano uma série de PMIs fracos da Europa, que só reforçou expectativas de que uma recessão é inevitável. Na zona do euro, o PMI composto atingiu em outubro o menor nível em 23 meses, segundo prévia da S&P Global. Na Alemanha, o mesmo indicador está no menor patamar em 29 meses. E no Reino Unido, no nível mais baixo em 21 meses.

A sucessão na liderança do Reino Unido, após a primeira-ministra Liz Truss anunciar sua renúncia na semana passada, inspirava cautela na bolsa inglesa, às 7h24 (de Brasília), quando o índice acionário FTSE 100 tinha leve alta de 0,11% em Londres, em um dia de volatilidade.

Em outras partes do continente europeu, também no horário acima, a Bolsa de Frankfurt subia 1,22% e a de Paris avançava 1,38%. As de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 1,08%, 1,73% e 0,59%, respectivamente.

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
>