Investidores acompanham as definições de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima Super Quarta (18). Apesar das reuniões do colegiado iniciarem somente na terça-feira (17), analistas de mercado fazem suas apostas para os rumos da Selic, inclusive por meio do uso de Inteligência Artificial (IA), como no caso da Equus Capital, que prevê que o BC tem grandes chances de elevar a taxa em 0,25 ponto percentual.
Leia também
O boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central (BC), divulgou seus projeções para a taxa básica de juros nesta segunda-feira (16), com base em 120 instituições financeiras – veja aqui na íntegra. Segundo o documento, a taxa Selic no fim de 2024 continuou em 11,25% ao ano. Um mês antes, estava em 10,50%.
No entanto, de acordo com Felipe Uchida, do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital, a metodologia do Focus baseada na mediana dificulta a determinação da probabilidade exata atribuída pelo mercado para cada previsão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Equus Capital, por outro lado, analistas recorrem à IA para elaborar semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS) e estimar a probabilidade indicada pelo mercado para a próxima reunião do Copom.
Atualmente, o IEPS indica uma probabilidade de 76,4% de aumento de 0,25 ponto percentual nos juros brasileiros, frente aos 77,4% da semana anterior e aos 17,5% do dia anterior à última reunião do Copom.
“Nesta semana, a probabilidade de um aumento de 25 bps na taxa Selic se estabilizou em torno de 76%, refletindo o cenário econômico mais desafiador. As projeções de inflação subiram pela nona semana consecutiva, de 4,30% para 4,35%, e as expectativas para a taxa Selic em 2025 também foram ajustadas para 10,50% ao ano. Esse movimento reforça a perspectiva de uma política monetária mais restritiva à frente.” explica o especialista da Equus Capital.