• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Game on! Novo jogo de educação financeira ensina a montar o próprio negócio

O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira

Por Isabela Ortiz

09/05/2025 | 16:07 Atualização: 09/05/2025 | 16:07

O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira e sustentabilidade de forma lúdica, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira
O Instituto Brasil Solidário lançou o jogo educativo PIC$ City para estudantes do ensino médio, promovendo educação financeira e sustentabilidade de forma lúdica, como parte das ações da Semana Nacional de Educação Financeira

A Semana Nacional de Educação Financeira, que será realizada de 12 a 18 de maio, tem como objetivo promover a conscientização dos brasileiros sobre a importância do planejamento e da responsabilidade financeira. Nesse contexto, o Instituto Brasil Solidário (IBS) — organização não governamental (ONG) e sem fins lucrativos — lançou o jogo educativo PIC$ City, voltado para estudantes do ensino médio. Este é o sétimo software desenvolvido pela instituição, e já impactou mais de 1,7 milhão de alunos da rede pública, em mais de 663 municípios de todo o país.

Leia mais:
  • Inquérito da PF investiga Banco Master por acusações de fraudes no mercado; entenda
  • Ibovespa hoje fecha em alta com IPCA, balanços e negociações de Trump com China; dólar cai
  • INSS bloqueou meu benefício para empréstimo: o que fazer agora?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O lançamento integra as ações do projeto “Jogar e Aprender” e consiste em um tabuleiro interativo com questões sobre finanças, sustentabilidade e responsabilidade social, de forma lúdica. O projeto está entre os materiais entregues às escolas ganhadoras da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), uma iniciativa gratuita da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Bolsa de Valores (B3).

Ao todo, 54 escolas foram sorteadas para receber os kits de premiação, que incluem 50 jogos educativos, entre eles o lançamento PIC$ City e um combo especial com os jogos de cartas PIC$, PIC$ GO, PIC$ BIO e BIO+. Cada um desses jogos propõe desafios que envolvem temas como consumo consciente, sustentabilidade, cidadania e prevenção ao endividamento, estimulando reflexões relevantes a cada partida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em São Paulo (SP), onde a educação financeira tornou-se disciplina obrigatória nas escolas estaduais, a iniciativa já representa ações multiplicadas em 50 municípios da região, alcançando mais de 350 mil alunos da rede pública da capital ao interior do estado. “Vivemos um momento em que a inflação pressiona o orçamento das famílias, os alimentos acumulam altas expressivas e muitos jovens já enfrentam dificuldades para lidar com o dinheiro”, ressalta Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário.

Só na capital, já são 275 escolas envolvidas, com destaque para a colaboração com as Diretorias de Ensino Centro, Centro-Sul, Centro-Oeste e Leste 3. O projeto também conta com o apoio de instituições sociais e organizações como a Associação Hurra!, o Projeto Arrastão e a Fundação CASA — que atende adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, cumprindo medidas socioeducativas de internação ou semiliberdade, conforme o ato infracional cometido.

O projeto introduz, muitas vezes pela primeira vez, o conceito de educação financeira a jovens que antes não tinham acesso a esse conhecimento. A partir disso, esses jovens podem pensar no futuro de forma mais estruturada, com consciência e desejo de estabilidade, explicou Salvatore. Além disso, o software inspirou-se em programas como o Pé-de-Meia, que reforçam a ideia da escola ser um ambiente formador não só acadêmico, mas também social e econômico.

Qual o diferencial do projeto para a semana de Educação Financeira?

O projeto “Jogar e Aprender” se diferencia por levar às escolas jogos de tabuleiro e cartas — como PIC$, Piquenique e Bons Negócios — que tornam o aprendizado dinâmico e interativo, inclusive com versões adaptadas em Libras. As partidas envolvem decisões financeiras que simulam situações reais, como montar um negócio, lidar com imprevistos e evitar armadilhas do consumo.

Além do material didático gratuito, a ONG também oferece uma plataforma de ensino a distância (EaD) com cursos e planos de aula para educadores. As formações contam com participação de professores de todo o Brasil, promovendo uma verdadeira rede de troca de experiências e boas práticas.

Como jogar o PIC$ CITY?

O novo jogo de tabuleiro simula uma jornada até um parque sustentável, onde os participantes precisam administrar recursos, tomar decisões financeiras e enfrentar desafios ambientais e sociais.

Publicidade

Entre seus destaques estão:

• Cartas de ganhos e gastos do cotidiano;
• Situações que exigem escolhas conscientes;
• Quizzes sobre cidadania e consumo;
• Moeda fictícia (“Pilas”) para controle de despesas;
• Conteúdo alinhado à BNCC e à Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Como se inscrever?

O projeto segue com inscrições abertas para novas escolas e municípios, sendo ofertado de forma gratuita. Os municípios interessados podem se inscrever por meio do Instagram @vamosjogareaprender ou @brasilsolidario, preenchendo este formulário.

As ações contam com apoio de uma aliança pela educação financeira, que viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina, envolvendo a parceria com instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados.

O Instituto Brasil Solidário, criador do jogo, também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Educação Financeira
  • Jogos
  • ONG
  • semana da educação financeira
Cotações
25/10/2025 6h37 (delay 15min)
Câmbio
25/10/2025 6h37 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes

  • 2

    Prévia da Vale acima do esperado deixa dividendos extraordinários mais próximos, mas 3 fatores ainda pesam na decisão

  • 3

    Taesa ou Isa Energia: as "vacas leiteiras" ainda valem a pena? Analistas elegem a favorita

  • 4

    Muito além das ações de IA: Warren Buffett investe mais de US$ 1 bilhão nestes três setores da economia

  • 5

    FIIs driblam juros altos e mostram saída com novas estratégias de captação

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Logo E-Investidor
Bastidores da segurança do Pix: entenda como o dinheiro circula, táticas dos criminosos e as novas regras do BC contra golpes
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Imagem principal sobre o Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Imagem principal sobre o Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Logo E-Investidor
Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Imagem principal sobre o Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Logo E-Investidor
Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Últimas: Tempo Real
Fitch rebaixa Raízen (RAIZ4) e alerta para alto endividamento
Tempo Real
Fitch rebaixa Raízen (RAIZ4) e alerta para alto endividamento

Agência cita fluxo de caixa pressionado e dívida elevada; nota da companhia entra em observação negativa e pode ser reavaliada em até seis meses

24/10/2025 | 20h23 | Por Crisley Santana
Subsidiária da Embraer (EMBR3) anuncia resgate antecipado de títulos de dívida com vencimento em 2028
Tempo Real
Subsidiária da Embraer (EMBR3) anuncia resgate antecipado de títulos de dívida com vencimento em 2028

Preço de resgate será o maior entre 100% do valor principal das notas ou a soma dos valores presentes de cada pagamento remanescente

24/10/2025 | 20h11 | Por Marcia Furlan
Usiminas (USIM5): após prejuízo no 3T25, BB-BI corta preço-alvo da companhia
Tempo Real
Usiminas (USIM5): após prejuízo no 3T25, BB-BI corta preço-alvo da companhia

Empresa reportou perdas de R$ 3,5 bilhões no terceiro trimestre, o pior resultado líquido da companhia desde pelo menos 2017

24/10/2025 | 19h58 | Por Cecília Mayrink
Petrobras (PETR4): produção de óleo e gás tem alta anual de 17,3% no 3º trimestre
Tempo Real
Petrobras (PETR4): produção de óleo e gás tem alta anual de 17,3% no 3º trimestre

A produção média de petróleo avançou 18,4% no período contra o terceiro trimestre de 2024, para 2,520 milhões de barris por dia (bpd)

24/10/2025 | 19h39 | Por Denise Luna e Gabriela da Cunha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador