A Stone (STOC31) encerrou o segundo trimestre deste ano com um lucro líquido ajustado de R$ 322 milhões, valor 477% superior ao do mesmo período do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre, a alta foi de 36%, segundo a companhia. No primeiro semestre, o lucro da Stone foi de R$ 558,6 milhões, alta de 468% em um ano.
Leia também
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$ 1,4989 bilhão, aumento de 46% no espaço de 12 meses. A companhia afirma que o crescimento veio com a alta das receitas e também do aumento da eficiência das operações.
A receita líquida da Stone, que inclui tanto as atividades de adquirência quanto as de software, somou R$ 2,954 bilhões, alta de 28,2% em um ano. A companhia atribui o crescimento ao aumento da participação de mercado no segmento de micro, pequenas e médias empresas, a que tem dado foco na operação de serviços financeiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao todo, as plataformas da companhia capturaram R$ 97,4 bilhões no trimestre, alta de 7,4% em um ano, puxada pelas MPMEs, que subiram 19,3% e chegaram a R$ 83,3 bilhões. Os demais segmentos, chamados de contas-chave, caíram 32,5%, para R$ 14,1 bilhões, diante da menor prioridade dada pela empresa a atividades menos rentáveis.
A comissão paga pelos clientes da Stone subiu 0,38 ponto porcentual no espaço de um ano, para 2,48%, no caso das MPMEs. A base ativa de clientes, por sua vez, aumentou em 42% em um ano, para 3,104 milhões, puxada também pelas empresas de menor porte, que cresceram 43,3%, para 2,962 milhões.
Em software, a Stone obteve R$ 382,9 milhões em receitas, alta de 9,2% em um ano. A margem Ebitda ajustada no negócio subiu 2,2 pontos porcentuais, para 17,4%.
O CEO da Stone, Pedro Zinner, afirma que os resultados foram positivos, e acima do que a empresa esperava. “Sob o aspecto comercial, conseguimos gerar um forte crescimento, independente do contexto de mercado, mantendo o foco em MPME”, diz. “Dentro da empresa, conseguimos avançar em uma série de iniciativas, tanto no foco de serviços quanto em operações, e na ótica financeira, conseguimos produzir resultados acima das nossas expectativas.”
Publicidade