Últimas notícias

Após colapso do SVB, Fed lança linha de crédito para bancos

O Fed também afirmou que os depositantes do SVB teriam acesso ao seu dinheiro ainda nesta segunda-feira

Após colapso do SVB, Fed lança linha de crédito para bancos
O Silicon Valley Bank (SVB) se tornou o maior banco americano a quebrar desde a crise financeira de 2008. (Foto: Reuters)
  • O Fed disse em comunicado que disponibilizaria financiamento adicional às instituições elegíveis para “ajudar a garantir que os bancos tenham a capacidade de atender às necessidades de todos os seus depositantes”
  • De acordo com informações do Financial Times, o Fed garante que os contribuintes não serão penalizados pelo colapso financeiro do SVB. Vale destacar, no entanto, que grande parte dos clientes do SVB não tem direito ao socorro do regulador

O Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) lançou uma linha de empréstimos de emergência para os bancos dos EUA, no intuito de frear a contaminação do colapso do Silicon Valley Bank (SVB).

A linha de crédito é chamada de Programa de Financiamento a Prazo do Banco (BTFP), e oferecerá empréstimos de até um ano para os credores que utilizarem como garantia títulos do Tesouro dos EUA, dívidas de agências, títulos lastreados em hipotecas e outros “ativos qualificados”. Segundo o Fed, a linha de crédito “eliminará a necessidade de instituição de vender rapidamente esses títulos em tempos de estresse”.

O Fed disse em comunicado que disponibilizaria financiamento adicional às instituições elegíveis para “ajudar a garantir que os bancos tenham a capacidade de atender às necessidades de todos os seus depositantes” e que está “preparado para lidar com quaisquer pressões de liquidez que possam surgir”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Banco Central americano também afirmou que os depositantes do SVB teriam acesso ao seu dinheiro ainda nesta segunda-feira (13).

De acordo com informações do Financial Times, o Fed garante que os contribuintes não serão penalizados pelo colapso financeiro do SVB. Vale destacar, no entanto, que grande parte dos clientes do SVB não tem direito ao socorro do regulador, o que explica a corrida aos saques vista nos últimos dias.

Isso porque cerca de 96% dos clientes não eram cobertos pela política de seguro da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), que garante depósitos de até US$ 250 mil. O FT ainda informou que o Banco Central americano não irá socorrer o SVB.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos