Publicidade

Últimas notícias

Tesouro: país se encontra em posição frágil, inclusive para realizar políticas sociais

  • Responsável pela gestão da dívida pública, o órgão alertou que a capacidade de financiamento dessa dívida no mercado "pode encontrar limites" caso não haja reversão da trajetória de rombos nas contas

(Estadão Conteúdo) – Em meio à pressão por uma prorrogação do auxílio emergencial e o temor de uma segunda onda de covid-19, o Tesouro Nacional deu um recado duro e avisou que a situação fiscal do País é “frágil inclusive para realizar políticas sociais necessárias”.

Responsável pela gestão da dívida pública, o órgão alertou que a capacidade de financiamento dessa dívida no mercado “pode encontrar limites” caso não haja reversão da trajetória de rombos nas contas. Nos últimos meses, o Tesouro Nacional precisou emitir títulos da dívida com prazos cada vez mais curtos para conseguir financiar o enorme déficit causado pelos gastos de combate à pandemia do novo coronavírus. A dívida bruta deve fechar o ano em 94,4% do PIB, um salto ante os 75,8% do PIB verificados em 2019. Segundo o próprio Tesouro, esse aumento ficou acima da média observada em outros países.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos