Últimas notícias

‘Touro de Ouro’ é removido e B3 é multada por falta de licença

A peça violou Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana para ser instalada

‘Touro de Ouro’ é removido e B3 é multada por falta de licença
A escultura Touro de Ouro foi inaugurada em frente à sede da B3, no centro da Cidade de São Paulo. A estátua é simbólo de agressividade e prosperidade no mercado financeiro. Foto: Cauê Diniz

O touro dourado que estava em frente ao prédio da B3, a bolsa de valores de São Paulo, localizada no centro da capital paulista, foi retirado na noite de terça-feira (23). A remoção ocorreu por volta das 21h57, segundo confirmou a assessoria de imprensa da B3.

Após uma reunião realizada ontem, os integrantes da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), que é o órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, decidiram que a peça não tinha licença para estar lá e que possuía caráter de peça publicitária. A decisão ocorreu por 5 votos a 4, além de uma abstenção.

A B3 ainda foi multada por ter infringido os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa, já que os responsáveis não consultaram a CPPU para realizar a instalação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a legislação, em caso de infração, os responsáveis estão sujeitos à multa de R$ 10 mil por anúncio irregular com até 4m², e acréscimo de R$ 1 mil por m² que ultrapasse essa área. O valor final da multa será definido pela Subprefeitura da Sé.

O touro

O touro de ouro foi inaugurado no último dia 16 de novembro e tem como padrinho o empresário e influenciador digital Pablo Spyer, conhecido na internet como “Vai tourinho”, que é o seu bordão na internet. Spyer, que ocupou o cargo de diretor de importantes corretoras no Brasil, hoje é sócio da corretora XP na empresa que leva o nome do seu bordão.

Um dos pontos que o CPPU utilizou para dizer que a peça é publicitária é o vínculo que Pablo tem com o “touro de ouro”. Afinal, ele apresenta um programa com esse nome na rádio e na TV Jovem Pan. Procurado, Spyer não respondeu às mensagens.

A peça vem criando polêmica desde a sua inauguração. O touro é o símbolo do mercado financeiro em todo o mundo, pois simboliza os períodos de alta das bolsas já que o ataque dele é de baixo para cima. Do outro lado fica o urso, que ataca de cima para baixo, representando os períodos de queda dos ativos de renda variável.

Publicidade

A peça mais simbólica, o “Charging Bull” feito pelo artista ítaloamericano Arturo Di Modica, fica localizado em Nova York e fez com que diversos touros fossem espalhados pelo mundo.

Chuva de críticas

Mas a instalação do touro em frente à Bolsa em São Paulo não agradou movimentos sociais, que consideram o momento econômico inapropriado, já que o País está com a inflação e o desemprego em alta e é esperada uma recessão para o ano que vem. Com isso, o touro amanheceu diversos dias avariado com mensagens de reprovação ou lembrando da situação econômica, como a palavra “fome”.

A peça foi inaugurada no último dia 16, com a presença de nomes ilustres do mercado financeiro, como o fundador da XP, Guilherme Benchimol, e o presidente da plataforma, Thiago Maffra.

Na cerimônia de inauguração da estátua, no dia 16, o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, afirmou que o touro, presente nos principais mercados financeiros do mundo, é um presente para a cidade de São Paulo e, em especial, para o centro, região que marca a história do mercado financeiro do Brasil.

Publicidade