Os rendimentos dos Treasuries operaram em baixa hoje, em uma sessão na qual os temores com a economia apoiaram a compra de títulos públicos americanos. Sinais de que o aperto monetário do Federal Reserve (Fed) poderá ter que ser mais longo para conter a inflação, ainda que exista risco de uma recessão, pressionaram os juros. Além disso, tensões geopolíticas aumentaram a cautela. Hoje, o presidente Vladimir Putin fez menção à armas nucleares como instrumento de dissuasão, enquanto a União Europeia anunciou novas medidas contra a Rússia.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos caía a 4,258%, o da T-note de 10 anos tinha baixa a 3,415% e o do T-bond de 30 anos recuava a 3,423%.
Para o BMO Markets, a queda nas taxas de 10 anos hoje foi em função de juros reais mais baixos assim como expectativas de inflação, além de tensões geopolíticas combinadas com a revisão para baixo dos Custos Unitários do Trabalho. A queda do petróleo, com o WTI abaixo de US$ 72 o barril pela primeira vez desde dezembro de 2021, com todo o rali de 2022 no petróleo refeito, também contribuiu no recuo, avalia. “Foi um dia que exemplificou as preocupações com a desaceleração global, que arrastou toda a curva de rendimento para baixo em uma mudança quase paralela”, afirma a análise.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Os ‘medos de taxa’ e os bancos de investimento dos EUA alertando sobre cortes de empregos e crescimento mais lento à frente pesaram sobre o sentimento de risco”, afirma o Danske Bank. O banco dinamarquês também comenta que o sentimento de risco azedo apoia a compra de títulos públicos americanos. “A curva dos Treasuries de 2 e 10 anos continua a se inverter, o sinal mais claro do mercado de que uma recessão está a caminho. A inversão está agora em 82 pontos-base, um nível superado apenas pela inversão de 1978 e 1982, quando o presidente do Fed na época, Paul Volcker, aumentou agressivamente as taxas de juros para combater a inflação de dois dígitos. Ele conseguiu controlar a inflação. Mas o preço foram duas recessões profundas e duradouras”, explica o banco.