Vídeos

Abertura de Mercado: Bateria de eventos políticos e dados de inflação na semana

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta segunda-feira (24)

Antes de uma bateria de eventos políticos e dados de inflação, que podem ajudar a orientar as apostas sobre os juros globais, os principais mercados globais abrem a semana em alta.
Importa dizer, no entanto, que as bolsas europeias exibem movimentos discretos, assim como os índices futuros de Nova York. Como pano de fundo para esse humor estão as notícias de que a União Europeia e a China irão iniciar negociações sobre os planos do bloco de impor tarifas a veículos elétricos importados do país asiático – o que impulsiona o desempenho das ações de montadoras e bancos em ambas as regiões.
Fora do ambiente acionário, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam de lado, o dólar tem baixa leve, os contratos futuros do petróleo avançam um pouco, enquanto os preços futuros do minério de ferro estenderam o movimento de queda em Singapura, ao menor nível desde o começo de abril, com preocupações de que a China terá dificuldades para resolver sua crise imobiliária e diante da oferta global crescente.

Por aqui, os ativos locais podem dar continuidade ao movimento de alta observado na sexta-feira (21), mas o fôlego tende a ser bastante limitado – de fato, o EWZ, principal ETF do Brasil negociado no exterior, exibia pequenos ganhos no pré-mercado. Enquanto isso, a cena fiscal continua atraindo a maior parte das atenções e, até as dúvidas diminuírem, parece improvável uma alta longa e sustentada dos preços.

Agenda econômica

Brasil: A semana começa com a publicação do confiança do consumidor de junho (8h00), o relatório Focus (8h25) e a nota do setor externo de maio (8h30). Na terça-feira (25), são esperados a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e live com o Diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo.

Na quarta-feira (26), o destaque é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de junho e o resultado do Governo Central em maio. Depois disso, na quinta-feira (27), serão conhecidos o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), com entrevista do presidente, Roberto Campos Neto, e diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, além do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de junho.

Finalmente, na sexta-feira (28), saem a nota de política fiscal de maio e taxa de desemprego pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de São Francisco, Mary Daly (15h00) faz um discurso público nesta segunda-feira. Na terça-feira, saem o índice de atividade nacional do Fed de Chicago e o índice de confiança do consumidor. Na quarta-feira, são esperados os dados de vendas de moradias novas.

Na quinta-feira, é dia da leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, índice de preços de gastos com consumo (PCE) do 1º trimestre, além de vendas pendentes de imóveis, encomendas de bens duráveis, pedidos de auxílio desemprego, enquanto o presidente Joe Biden, e candidato democrata à reeleição faz debate com o ex-presidente e candidato republicano, Donald Trump.

Na sexta-feira, tem o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan com as expectativas de inflação em um ano e cinco anos.

Europa: Nesta segunda-feira, os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) Claudia Buch e Edouard Fernandez-Bollo (10h00), Elizabeth McCaul (11h15) e Isabel Schnabel (12h30) participam de eventos. Na quarta-feira, são esperados o índice de confiança do consumidor da Alemanha.

Já na quinta-feira, é dia de índice de confiança do consumidor da zona do euro e do relatório de estabilidade financeira do Banco da Inglaterra (BoE). Finalmente, na sexta-feira, é a vez do PIB do Reino Unido.

Publicidade

China: Na quarta-feira, são esperados os dados sobre o lucro industrial.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.