A manhã desta quarta-feira (21) é mista para os mercados acionários no exterior. A maioria das bolsas da Europa operam em alta e índices futuros de Nova York sinalizam abertura em queda.
Leia também
A cautela de investidores se deve à expectativa pelo balanço da Nvidia aos sinais sobre a trajetória dos juros com a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) em janeiro.
A ata deve reforçar a chance de os cortes de juros começarem apenas em junho, num ritmo gradual, diante do desafio do BC americano de controlar a inflação e ao mesmo tempo evitar uma desaceleração da economia.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Ásia, as bolsas de Xangai e Hong Kong subiram após o Ministério de Habitação chinês aprovar empréstimos para projetos imobiliários. O minério de ferro, no entanto, estendeu as quedas da véspera nesta madrugada.
Por aqui, os mercados também tendem a concentrar a atenção na ata do Fed que será divulgada apenas às 16h, mas o recuo dos futuros de NY, do petróleo e do minério de ferro podem pesar no Ibovespa no início dos negócios.
Mais cedo, por volta das 7h, o EWZ, maior fundo de índice de papéis do Brasil negociado em Nova York, caía 1,42% no pré-mercado.
Também seguem no foco a divulgação de balanços corporativos, como os da Gerdau e Telefônica, e conversas em torno da reoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. Lula e Haddad devem se reunir hoje para tratar do assunto.
Agenda econômica
Brasil: Banco Central divulga dados do fluxo cambial semanal (14h30).
Publicidade
EUA: A diretora do Fed Michelle Bowman participa de evento em Washington (15h00), e a ata do FED será divulgada às 16h.
Europa: PIB da França (8h00) e a confiança do consumidor na zona do euro (12h00).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade