Nesta quarta-feira (15), as atenções se voltarão à inflação ao consumidor (CPI) nos EUA, que deve balizar as expectativas sobre os juros do Federal Reserve (Fed), depois das apostas em cortes terem sido adiadas pelo payroll forte da semana passada e dados inconclusivos da inflação ao produtor (PPI) ontem. Para o CPI, a expectativa do consenso é de avanço mensal de 0,3% e de 2,9% em base anual. Além disso, falas de dirigentes do Fed e balanços de bancos também podem mover ativos. Nos mercados, o viés das principais bolsas da Europa e índices futuros de Nova York é positivo, enquanto dos rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) e o índice dólar (DXY) recuam. Entre as commodities, o contrato futuro mais negociado do minério de ferro teve novo avanço nesta madrugada em Dalian, desta vez de 0,71%, cotado a US$ 106,74. Já o petróleo recua, estendendo o movimento de correção da véspera.
Leia também
Por aqui, o destaque da agenda fica para o resultado primário do governo federal e dado de serviços -que devem cair na margem devido à moderação da atividade econômica no mês, já refletida nos dados de indústria e varejo. Após desempenho positivo dos ativos doméstico na terça-feira, o Ibovespa pode mais uma vez se beneficiar da influência positiva de NY e do minério de ferro –o EWZ, principal fundo de índice brasileiro negociado em Nova York, avançava 0,30% no pré-mercado.
Agenda econômica
Brasil
Os dados de novembro de serviços serão publicados às 9 horas e o resultado primário do governo central, às 14h30. O presidente Lula se reúne com ministros às 9h30.
EUA
A inflação ao consumidor (CPI) será divulgada às 10h30, além do índice de atividade industrial Empire State de janeiro, enquanto o Livro Bege do Fed, às 16 horas. Serão acompanhados ainda eventos com os dirigentes do Fed Tom Barkin (Richmond) às 10h e 11h20; Neel Kashkari (Minneapolis) às 12h; John Williams (Nova York) às 13h; e Austan Goolsbee (Chicago) às 14h. Entre os balanços, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan e Wells Fargo publicam balanços antes da abertura das Bolsas de NY.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos