O Natal é uma época de celebração e união, mas também pode ser um desafio para quem precisa equilibrar o orçamento familiar e os gastos das festas.
O Brasil enfrenta uma alta inflacionária, e o aumento de famílias endividadas. O conjunto da obra pressiona o salário dos brasileiros, que ficam em dúvida sobre o que fazer quanto à ceia de Natal.
A grande questão é se vale mais a pena comprar os itens separados e cozinhar ou pedir os pratos em restaurante e, no máximo, esquentar a comida antes do jantar.
Um levantamento feito pelo E-Investidor com a comparação de preços entre cinco padarias paulistas e cinco supermercados demonstrou que cozinhar ainda vale mais a pena do que pedir no delivery.
Um pedido em uma padaria que contemple 1 quilo de arroz natalino, maionese e farofa natalina, além de aproximadamente 4 quilos de peru e chester (frango) custa R$ 392,19.
Enquanto comprar todos os itens no mercado, inclusive os ingredientes necessários para temperar os alimentos, custa em torno de R$ 332,55, ou seja, 15,20% menos.
Para ajudar neste momento, nada como algumas dicas para preparar uma ceia de Natal sem gastar muito. Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode surpreender seus convidados e ainda economizar.