Tempo Real

BTG reforça recomendação para Cosan (CSAN3) e prevê uspide de 120,8%

O banco avalia que a Cosan atravessa um ambiente desafiador, mas que "já passou por isso antes"

BTG reforça recomendação para Cosan (CSAN3) e prevê uspide de 120,8%
Cosan (CSAN3). (Foto: Adobe Stock)

O BTG avalia que a Cosan (CSAN3) atravessa atualmente um “ambiente desafiador, mas que já passou por isso antes”. Em relatório, os analistas Thiago Duarte, Pedro Soares e Henrique Pérez afirmam que, em conversa com o CEO Nelson Gomes e com o CFO Rodrigo Araujo, eles destacaram que a empresa passou por diferentes estágios de crescimento nos últimos 16 anos, com fases de alta alavancagem anteriores aos períodos de maturação do investimento, desalavancagem e, consequentemente, geração de valor.

“Os executivos acreditam que esse é o estágio em que a Cosan se encontra hoje”, ressaltam. Desta vez, segundo eles, o fim do ciclo de investimentos da Cosan coincide com um período de maior incerteza macroeconômica, turbulência política e aumento das taxas de juro.

O BTG mantém recomendação de compra para Cosan, com preço-alvo fixado de R$ 30, o que representa potencial valorização de 120,8% sobre o fechamento de ontem. Neste momento, a negociação da ação gira em R$ 14,14.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o BTG, a Cosan vem focando na excelência operacional de suas subsidiárias ao adotar uma abordagem pragmática à alocação de capital. Isso já resultou em cortes de investimentos em projetos não essenciais em vários negócios, acrescentaram os analistas. “Embora não haja importantes transformações no horizonte, novos pequenos ajustes no portfólio não podem ser descartados”, observam os analistas.

O banco destaca ainda o recente desinvestimento de ativos não essenciais pela Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), bem como a venda em curso de participações minoritárias em distribuidores locais de gás pela Compass que, avalia, “são bons exemplos do que os investidores podem esperar”.

Em relação à participação da Vale (VALE3) na Cosan, o BTG afirma que a equipe executiva reforçou: os fundamentos que justificam o investimento permanecem em vigor. No entanto, enfatizaram que o pragmatismo sempre prevalecerá nas decisões finais de investimento da Cosan.

“Acreditamos que, caso haja necessidade ou mudança de cenário, podem ocorrer ajustes de posição, semelhantes ao corte oportunista da posição em abril. A elevada liquidez das ações da Vale é percebida como uma valiosa fonte de flexibilidade”, conclui o banco no relatório sobre a Cosan.

Web Stories

Ver tudo
<
Confira quais são as 10 ruas mais caras do Brasil
PowerBall: como participar da loteria dos EUA de maneira legal
Como comprar ações da Apple? Veja o passo a passo
Dinheiro esquecido: confira o passo a passo para realizar saque
Bets: uso do Bolsa da Família ainda é permitido. Entenda o porquê
Cid Moreira queria deserdar filho da herança; isso é possível?
5 cidades globais com maior risco de bolha imobiliária: você vive em alguma delas?
Eleições 2024: quem é o candidato a prefeito mais rico de São Paulo?
CIN: o que é e quanto custa a nova carteira de identidade nacional?
5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
Quanto custa se hospedar no melhor hotel da América do Sul?
Verdadeira identidade do criador do Bitcoin pode finalmente ser revelada; entenda
>