- Podemos dizer que operar no mercado por meio do day trade é uma técnica especulativa que visa beneficiar o investidor através de tendências e distorções nos preços dos ativos em curto espaço de tempo
- Não entenda a técnica especulativa como um termo pejorativo: o investidor estaria especulando sobre o possível movimento de um ativo no mesmo dia
Como você sabe, meu objetivo aqui na coluna é falar de investimentos de maneira descomplicada. E ao falar de investimentos, um dos assuntos de maior procura e também polêmico, é justamente o Day Trade, muito provavelmente em função de diferentes interpretações sobre o tema. Hoje você vai conhecer em mais detalhes tudo o que envolve esse tipo de operação.
Leia também
Nos últimos anos temos notado um aumento significativo do interesse das pessoas pelo mercado financeiro e, em muitas rodas de conversa, é comum ouvir comentários sobre quais são as empresas com boa perspectiva de crescimento, quais são boas pagadoras de dividendos e quais são as ações preferidas. Os números não escondem essa realidade: em outubro, a B3 (bolsa de valores) registrou o marco histórico de 4 milhões de contas de pessoas físicas. No comparativo com a última década, o número de investidores é quase sete vezes maior! São pessoas que estão buscando na bolsa alternativas para fazer com que seu dinheiro cresça mais rápido ou mesmo diversifique parte de seu portfólio.
Dentro deste universo de investidores encontramos os que preferem investir com estratégia de longo prazo e também, os que gostam de operações de curto prazo, e os que realizam operações com a finalidade de obter ganho imediato e no mesmo dia por meio das operações conhecidas como “Day Trade”.
Publicidade
Assim, vou compartilhar mais detalhes sobre essa modalidade e os pontos de atenção que você precisa ter, considerando uma carteira de investimentos saudável e seus objetivos para o futuro.
Antes de entrar no assunto propriamente dito, gostaria de chamar a sua atenção para a grande quantidade de pessoas, influenciadores e muita gente sem qualquer formação ou preparação e até profissionais de mercado que defendem o Day Trade como forma de se obter uma renda extra, diária ou mensal, muitas vezes com um pano de fundo de altos retornos. E sejamos honestos, quem não gostaria de fazer dinheiro de maneira recorrente, sentado na frente do computador e operando no mercado de ações sem colocar qualquer centavo do bolso. Será que é realmente fácil?
Afinal, o que é o Day Trade?
O Day Trade é uma modalidade de operação no mercado de renda variável (ações, por exemplo) que acontece num curto espaço de tempo ou como o próprio nome diz, no mesmo pregão, ou seja, no mesmo dia, onde o investidor inicia e encerra sua operação em um intervalo de tempo sem passar um dia útil com o ativo na sua posição. Ou seja, é a compra e venda de ativos ou até a venda a descoberto, e a compra do ativo no mesmo dia em bolsa, para se obter lucro pela diferença de preços com a oscilação do mercado.
Nesse sentido, podemos dizer que operar no mercado por meio do day trade é uma técnica especulativa que visa beneficiar o investidor através de tendências e distorções nos preços dos ativos em curto espaço de tempo. Não entenda a técnica especulativa como um termo pejorativo: o investidor estaria especulando sobre o possível movimento de um ativo no mesmo dia e não necessariamente, observando e avaliando os fundamentos de determinada empresa e seu contexto de maneira mais ampla.
Principais Características
Algumas características comuns a esse tipo de operação são a utilização de métricas com objetivos curtos, para que sejam atingidos em alguns minutos ou horas.
Após analisar um ativo, estudando uma ou mais das diversas estratégias possíveis, especialmente por meio da análise técnica ou gráfica: compra-se ou vende-se o(s) ativo(s) estipulando-se um preço-alvo, ou um percentual de ganho. Determina-se também um preço limite para perda, conhecido no mercado como “stop loss” para estipular uma perda máxima em uma operação mal sucedida ou “stop gain”, para estipular o ganho almejado quando o preço do papel atingir o objetivo determinado pelo investidor. São formas de limitar os possíveis ganhos, mas principalmente determinar o limite da tolerável (e possível) perda na operação day trade.
Publicidade
É importante observar se o ativo objeto da operação com day trade possui liquidez, de maneira que o investidor tenha condição de não apenas entrar na operação, mas também desair a qualquer momento.
Cuidados!
Nas redes sociais o day trade ficou ainda mais famoso, infelizmente com um viés pejorativo, pois muitos aventureiros vendem promessas de ganhos rápidos e lucros garantidos, enganando os mais inexperientes. Por se tratar de uma operação no mercado de renda variável, não há como garantir que o investidor irá obter sucesso e resultados satisfatórios.
É altamente recomendável contar com análises e recomendações sólidas, preparadas por uma empresa de análise ou corretora de valores idônea e devidamente credenciada. Além disso, é importante que o investidor tenha um bom gerenciamento de riscos e disciplina para atuar ou executar sua ordem com padrões de preços bem definidos, tanto quando o cenário for positivo – e aqui tomar muito cuidado com a euforia; quanto em um cenário desfavorável, indicando claramente o momento de travar sua perda e desfazer da operação.
A seguir, gostaria de expor algumas informações adicionais que possam estimular a sua reflexão sobre a prática do day trade:
- Day Trade não é necessariamente uma “estratégia”, mas pode ser considerado um meio para, diante das tendências e oscilações nos preços dos ativos com o atingimento de patamares de preços atrativos para o investidor, atingir determinado objetivo e, por consequência, embolsar mais rapidamente o lucro desejado.
- Investimento em tempo: caso realizar day trade não seja sua principal profissão, a dedicação do tempo para estudar sobre as técnicas necessárias para ter sucesso nas operações e também para conseguir acompanhar o mercado podem te tirar do foco da sua principal atuação, já que ele exige tempo para estudar e acompanhar as tendências dos ativos e também para acompanhar os principais fatos relativos a empresa, setor ou economia, de maneira geral. Fique atento!
Por fim, importante dizer que o ganho nas operações de Day Trade estão sujeitas a alíquota de Imposto de Renda de 20% e a corretora já efetua o recolhimento de 1% do lucro direito na fonte para Receita Federal, o chamado imposto dedo duro, devendo o investidor recolher a diferença através de DARF até o último dia útil do mês subsequente ao da operação.
Um abraço a todos e espero ter contribuído com mais essa pílula de conhecimento no mundo dos investimentos!
Publicidade