O dólar recuava contra o real nesta sexta-feira (3), após um importante relatório de empregos do governo dos Estados Unidos mostrar criação de vagas de trabalho bem abaixo do esperado no país em novembro.
Publicidade
O dólar recuava contra o real nesta sexta-feira (3), após um importante relatório de empregos do governo dos Estados Unidos mostrar criação de vagas de trabalho bem abaixo do esperado no país em novembro.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foram abertos 210 mil postos de trabalho fora do setor agrícola dos EUA no mês passado, informou o Departamento do Trabalho norte-americano no documento, conhecido como “payroll”. Economistas consultados pela Reuters esperavam geração líquida de 550 mil vagas.
Às 11h34 (horário de Brasília), o dólar à vista caía 0,58%, a 5,6263 reais na venda. A moeda acelerou consideravelmente as perdas frente ao real logo após a divulgação dos números de emprego, às 10h30 (horário de Brasília), e chegou a tocar os 5,6018 reais na mínima da sessão, queda de 1,02%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Esse movimento acompanhou a queda do índice do dólar, que mede o desempenho da divisa contra seis rivais fortes, à mínima da sessão, na esteira dos dados, embora o índice já tenha recuperado o terreno perdido, mostrando alta de 0,15% por volta de 11h30.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano –considerados o ativo mais seguro do mundo– com vencimento em dez anos também foram aos menores patamares do pregão imediatamente após a publicação do relatório. As taxas de retorno se movem inversamente aos preços dos papéis.
Embora a leitura decepcionante tenha pressionado momentaneamente a moeda norte-americana no exterior, especialistas comentaram que o dado não deve minar expectativas do mercado de que o banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed), acelerará o processo de redução de seus estímulos e elevará os juros mais cedo do que o esperado.
O Fed condiciona o aperto de sua política monetária à recuperação do mercado de trabalho doméstico. Condições menos estimulativas no país, por sua vez, tendem a beneficiar o dólar.
Publicidade
Foi uma “criação de vagas bem menor do que o esperado”, mas o relatório geral “não foi tão ruim assim”, explicou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos. Ele chamou atenção para a baixa taxa de desemprego entre vários grupos sociais nos Estados Unidos, enquanto os ganhos médios salariais continuaram subindo.
“Entendo que o ‘payroll’ de hoje corrobora o plano de antecipar o (fim do) ‘tapering’ (processo de redução de estímulos) e começar a discutir alta de juros no segundo semestre do ano que vem ou até antes”, afirmou Cruz.
Fatores domésticos também forneciam suporte ao real nesta sexta-feira, segundo especialistas. Na quinta-feira, o Senado aprovou, em dois turnos, a PEC dos Precatórios, que altera o prazo de correção do teto de gastos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A proposta “abre espaço para novas despesas no próximo ano, mas diminui as incertezas fiscais na percepção do mercado”, avaliou a XP em nota matinal.
Publicidade
Alterado durante a tramitação no Senado, o texto da PEC terá de voltar à Câmara dos Deputados.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador