Publicidade

Mercado

Ibovespa afunda 2% após ataque russo; Veja as ações que estão em queda

Ações de empresas dos setores de saúde, aéreo e turismo e de tecnologia estavam entre as maiores quedas

Ibovespa afunda 2% após ataque russo; Veja as ações que estão em queda
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

O principal índice da bolsa brasileira tinha firme recuo nesta quinta-feira, à medida que os ativos globais reagiam ao avanço da Rússia sobre a Ucrânia.

Bolsas tinham forte queda nos Estados Unidos e despencavam na Europa, enquanto o petróleo Brent voltou a casa dos 100 dólares o barril.

Em percentual, ações de empresas dos setores de saúde, aéreo e turismo e de tecnologia estavam entre as maiores quedas do Ibovespa. Petrolíferas subiam e SulAmerica disparava, após acerto para venda da companhia à Rede D’Or.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Às 11:35, o Ibovespa caía 2,17%, a 109.580,49 pontos. O volume financeiro da sessão era de 10,6 bilhões de reais.

O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou o que chamou de operação militar especial na Ucrânia, no que pode ser o início de uma guerra na Europa devido às exigências da Rússia pelo fim da expansão da Otan para o leste. O governo ucraniano acusou Moscou de lançar uma invasão em escala total.

“Essas estão entre as horas mais sombrias da Europa desde a Segunda Guerra Mundial”, disse o chefe de relações exteriores da União Europeia.

Em resposta, os Estados Unidos e seus aliados prometeram novas sanções contra a Rússia, após semanas de esforços diplomáticos sem sucesso. Além disso, o Conselho de Segurança Nacional norte-americano se reúne pela manhã.

Publicidade

Uma representante da União Europeia disse que as medidas vão atingir severamente a economia russa, aumentando a inflação e erodindo gradualmente sua base industrial.

Ativos russos e mesmo de empresas com operações ligadas ao país desabavam pelo temor dos efeitos das medidas a serem impostas.

O vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão defendeu nesta quinta-feira o uso da força para conter a invasão russa da Ucrânia e afirmou que o Brasil já se colocou contra o ataque ao defender, na Organização das Nações Unidas, os princípios de não intervenção e soberania das nações.

Destaques

PETROBRAS PN subia 1,6% e ON avançava 2,8%, diante da alta do petróleo, com tensões na Ucrânia exacerbando as preocupações sobre interrupções no fornecimento global de energia. Contrato do Brent operava acima de 100 dólares, o que não ocorria desde 2014. A empresa divulgou na véspera lucro líquido de 31,5 bilhões de reais no quarto trimestre e pagamento recorde de dividendos. PETRORIO ON subia 4,1% e 3R PETROLEUM ON avançava 5,4%.

AZUL PN caía 6%, dado o impacto da ofensiva russa na operação de companhias aéreas e nos preços de combustíveis. Além disso, a empresa divulgou prejuízo líquido de 945,7 milhões de reais no quarto trimestre, com efeito de despesas financeiras, embora o resultado operacional tenha superado as previsões de analistas. CVC BRASIL ON cedia 6,1% e GOL PN recuava 4,4%.

Publicidade

SULAMERICA UNIT disparava 11,4%, após a Rede D’Or acertar a compra da companhia, em operação que avalia a seguradora em 13 bilhões de reais. Além disso, a companhia também divulgou resultados. REDE D’OR ON desabava 9,5%. QUALICORP ON afundava 12,1%.

INTER UNIT tinha decréscimo de 7,6%, sexta queda consecutiva, enquanto MÉLIUZ ON perdia 6,5% e POSITIVO ON desvalorizava-se 5,7%.

AMBEV ON caía 2%, TIM ON perdia 1%, assim como ULTRAPAR ON, e MINERVA ON recuava 0,9%, após divulgarem resultados trimestrais. Crise na Ucrânia derrubava grande parte do mercado e camuflava reação dos investidores aos balanços de algumas empresas. GPA ON avançava 0,6%, depois de alta no lucro no último trimestre.

ITAÚ UNIBANCO PN perdia 2,9%, BRADESCO PN recuava 3,5%, BANCO DO BRASIL ON tinha queda de 2,8% e SANTANDER BRASIL UNIT perdia 3,3%.

Publicidade

– VALE ON caía 2,4% e siderúrgicas cediam, após o preço do minério de ferro fechar em tímida alta na China.

– SUZANO ON avançava 0,6%, impactada positivamente pela alta do dólar. Outras ações “vitoriosas” da sessão eram ligadas ao agronegócio. A SLC AGRÍCOLA ON, que não está no Ibovespa, ganhava 6,2% com a disparada nos preços dos grãos por causa da crise na Ucrânia.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>