- Peter Lynch é um dos maiores investidores de todos os tempos e virou uma celebridade no mundo dos negócios;
- Em seu best seller O Jeito Peter Lynch de Investir, revelou seus segredos para ampliar um patrimônio com bons aportes;
- “Invista no que você conhece” é uma das lições mais conhecidas de Lynch.
Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos, está literalmente escrevendo sua história no mundo dos investimentos. Um dos seus livros, O Jeito Peter Lynch de Investir, é um best-seller e um legado do megainvestidor.
Leia também
Lynch se tornou uma estrela por compartilhar suas lições sobre como investir de maneira simples. Uma de suas frases muito conhecidas no mercado financeiro é: “Invista no que você conhece”. Confira seis lições de investimentos do escritor, que tem um estilo de investimento flexível para se adaptar a tudo o que acontece no mercado.
1. Invista no que conhece
Compre ações de empresas que você conhece. Segundo Lynch, esse é um dos pontos mais importantes do mercado financeiro. Entenda profundamente as atividades da companhia, quais são os serviços que ela presta e o setor em que ela se encontra. Para Lynch, quanto mais você conhece a organização, maiores são as suas chances de lucrar. Então, evite barganhas e investimentos em marcas das quais você nem sequer ouviu falar.
2. Separe as ações em grupos
Lynch divide os ativos em seis categorias: empresas de crescimento lento, sólidas, de crescimento rápido, cíclicas, em fase de recuperação e com ativos ocultos. Conforme Lynch, essas categorias são importantes para entender o que esperar em relação ao retorno do investimento.
3. Foque no longo prazo
A mentalidade de Lynch é focar os ativos de longo prazo. Lynch diz que é no prazo mais extenso que a “mágica acontece”. Os investidores, segundo ele, acabam perdendo dinheiro ao tentar prever o mercado e focar a análise do mercado de curto prazo. Ele entende que, se o investidor mirar em fazer boas e consistentes escolhas dentro da sua estratégia, os problemas que surgirem não vão afetar os resultados no longo prazo.
4. Diversifique os investimentos
Lynch ressalta a importância de diversificar os investimentos. De acordo com o megainvestidor, uma boa estratégia é investir de 30% a 40% da carteira em ações de crescimento; de 10% a 20% em empresas sólidas; de 10 a 20% nas empresas cíclicas; e a parcela final do portfólio em empresas em recuperação. O norte-americano ao longo da sua jornada no mundo dos investimentos teve centenas de categorias de empresas no seu portfólio do fundo.
5. Erre, mas aprenda com os erros
Todo grande investidor, de acordo com Lynch, precisa passar mais tempo estudando os erros do que os sucessos. Quando seus investimentos não tiverem uma boa rentabilidade, por exemplo, você deve avaliar qual foi a razão de sua aposta não ter funcionado. Tentar prever as altas e as baixas do mercado não é produtivo. É válido lembrar que muitas pessoas perdem dinheiro ao esperar correções ou até antecipá-las.
6. Precisa de dinheiro? Não invista em ações
Lynch recomenda que nenhum investidor se arrisque em um curto prazo se o dinheiro disponível não pode ser perdido, ou seja, o dinheiro que você precisa pelos próximos dois ou três anos deve ser direcionado a investimentos de baixo risco. Lembre-se de que investimento de longo prazo é uma excelente opção!