Apesar da inflação elevada e do risco de recessão global continuarem no radar dos investidores, o tom é positivo no mercado de ações internacional nesta manhã de quinta-feira. As bolsas europeias sobem, mesmo após a divulgação da produção industrial da Alemanha, que mostrou crescimento menor do que o esperado, e de rumores de que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, aceitou renunciar ao cargo em meio a crescente crise política no país.
Enquanto isso, os investidores monitoram a divulgação da ata do Banco Central Europeu. Nos Estados Unidos, os índices futuros das Bolsas de Nova York têm alta modesta, enquanto investidores aguardam novos dados econômicos do país e comentários de dirigentes do Fed. Os juros dos
títulos americanos avançam, e o petróleo também ensaia recuperação após quedas recentes, se beneficiando do dólar mais fraco. Aqui no Brasil, a melhora do humor externo pode trazer alívio aos ativos domésticos, principalmente ao Ibovespa e ao dólar.
Mais ainda no mercado de câmbio, prevalece a preocupação com o equilíbrio das contas públicas. Os investidores ainda acompanham a votação da PEC dos Benefícios, em comissão especial da Câmara, hoje.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 07/07
Brasil: Às 15h, o Banco Central divulga o relatório de poupança de maio, enquanto às 16h30 publica o IBC-Br relativo a março e abril. As medianas indicam alta do indicador de 1% (março) e de 0,10% (abril). Mais cedo, saiu o IGP-DI de junho, que ficou em 0,62% ante alta de 0,69% em maio.
EUA: Hoje, saem os pedidos semanais de auxílio-desemprego do país (9h30) e a balança comercial americana de maio (9h30). Nos EUA, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, e o diretor do Fed, Christopher Waller, fazem discursos (14h).
Europa: O Banco Central Europeu (BCE) publica a ata da reunião de política monetária (8h30). Catherine Mann, dirigente do Banco da Inglaterra (BoE) discursa no Fórum LC-MA sobre questões ligadas à política monetária (10h). Às 15h05, o economista-chefe do BoE, Huw Pill, fala em evento.
Publicidade