• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Juros: Taxas sobem na abertura com aversão a risco no exterior

Às 9h17, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 subia a 13,76%

Por Estadão Conteúdo

11/07/2022 | 9:56 Atualização: 11/07/2022 | 9:45

Ações com DYT acima de 10% atraem investidores em um cenário de alta na taxa básica de juros. (Fonte: Zakharchuk/Shutterstock/reprodução)
Ações com DYT acima de 10% atraem investidores em um cenário de alta na taxa básica de juros. (Fonte: Zakharchuk/Shutterstock/reprodução)

Por Denise Abarca – Alinhados ao comportamento do ambiente internacional nesta manhã, os juros tiveram uma abertura cautelosa, com taxas em alta, nesta segunda-feira, à espera ainda da participação do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, em evento organizado pelo banco Credit Suisse, às 10h. A agenda de indicadores econômicos é fraca nesta segunda-feira, apenas com a pesquisa Focus, que saiu há pouco, para o mercado digerir.

Leia mais:
  • Você já fez um raio-X da sua vida financeira?
  • Como calcular a valorização anual do imóvel?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Às 9h17, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 subia a 13,76%, de 13,63% no ajuste de sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2027 marcava 12,975%, de 12,845%.

As atenções no discurso do diretor estarão especialmente voltadas a alguma sinalização sobre o fim do ciclo de aperto da Selic, na medida em que as incertezas externas, a pressão fiscal, dados fortes de atividade e a desvalorização do câmbio têm trazido dúvidas sobre se será possível encerrá-lo em agosto. Por outro lado, há a defasagem da política monetária e o alívio nos preços das commodities, em especial o petróleo, nos últimos dias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No exterior, a postura defensiva se dá em meio à escalada dos casos de covid-19 na China, que forçam a manutenção de restrições de mobilidade em várias partes do país; expansão de nova mutação do vírus agora na Índia; e calendário pesado de indicadores na semana. Além de dados de atividade na China, entre eles o PIB do segundo trimestre, outro destaque é o índice de inflação ao consumidor (CPI, em inglês) norte-americano, na quarta (13). A equipe da Necton comenta que a estimativa é que a taxa deve se aproximar de 9%, “uma nova máxima de quatro décadas, que reforça o argumento do Fed para um aumento mais agressivo em julho.”

Nos mercados, as bolsas asiáticas fecharam em baixa e o sinal é negativo também nos índices europeus. O petróleo está em queda e minério de ferro teve novo recuo, enquanto o dólar se fortalece e os rendimentos dos títulos do Treasuries cedem, refletindo movimento de aversão ao risco.

Aqui, o Boletim Focus divulgado há pouco mostra que, diante das medidas de desoneração adotadas pelo governo, as expectativas para o IPCA de 2022 tiveram recuo expressivo, com a mediana saindo de 7,96% para 7,67%. Em contrapartida, 2023, ano ainda central no horizonte de política monetária, a mediana subiu de 5,01% para 5,09% – no caso das projeções atualizadas nos últimos 5 dias avançou ainda mais, para 5,20%. As medianas para a Selic não sofreram alteração para o fim de 2022 (13,75%) e 2023 (10,50%).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • China
  • Credit Suisse
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Minério
  • Petróleo
  • Produto Interno Bruto (PIB)
  • Taxa Selic
Cotações
16/06/2025 12h15 (delay 15min)
Câmbio
16/06/2025 12h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Jogo do Tigrinho do mercado financeiro? Conheça a operação que tem preocupado a CVM

  • 2

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    O que é Pix automático e como ele vai funcionar? Especialistas respondem

  • 5

    CDB ou LCI e LCA, em qual renda fixa vale mais a pena investir? Veja a simulação

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Copa do Brasil 2025: este é o valor milionário que os clubes ganham nas oitavas de final
Logo E-Investidor
Copa do Brasil 2025: este é o valor milionário que os clubes ganham nas oitavas de final
Imagem principal sobre o 6 dicas que podem reduzir o valor do seu seguro residencial
Logo E-Investidor
6 dicas que podem reduzir o valor do seu seguro residencial
Imagem principal sobre o Hacks: confira os 5 ensinamentos de carreira escondidos na série
Logo E-Investidor
Hacks: confira os 5 ensinamentos de carreira escondidos na série
Imagem principal sobre o Corpus Christi: Bancos abrem ou fecham na quinta-feira (19)? Confira
Logo E-Investidor
Corpus Christi: Bancos abrem ou fecham na quinta-feira (19)? Confira
Imagem principal sobre o Como aplicar a economia circular na sua casa? Veja 6 dicas
Logo E-Investidor
Como aplicar a economia circular na sua casa? Veja 6 dicas
Imagem principal sobre o Poucos empreendedores aproveitam esses 3 benefícios do MEI — e estão perdendo dinheiro
Logo E-Investidor
Poucos empreendedores aproveitam esses 3 benefícios do MEI — e estão perdendo dinheiro
Imagem principal sobre o Golpe da troca de cartão: saiba como não cair nessa armadilha silenciosa
Logo E-Investidor
Golpe da troca de cartão: saiba como não cair nessa armadilha silenciosa
Imagem principal sobre o Elon Musk ficou ainda mais rico em 2025; veja quanto o bilionário já acumula
Logo E-Investidor
Elon Musk ficou ainda mais rico em 2025; veja quanto o bilionário já acumula
Últimas: Tempo Real
Selic: gestores estão divididos sobre decisão de juros do Copom; veja pesquisa da XP
Tempo Real
Selic: gestores estão divididos sobre decisão de juros do Copom; veja pesquisa da XP

A pesquisa realizada com 48 casas mostra que 27 preveem o juro básico estacionado em 14,75%, enquanto outras 21 instituições apostam em uma nova alta

16/06/2025 | 09h58 | Por Júlia Pestana
Selic segue em 14,75%? Mercado está dividido sobre a decisão do Copom desta quarta-feira
Tempo Real
Selic segue em 14,75%? Mercado está dividido sobre a decisão do Copom desta quarta-feira

O mercado está dividido sobre a decisão do Copom desta quarta-feira (18)

16/06/2025 | 09h28 | Por Cícero Cotrim
Pix Automático começa a funcionar: saiba como evitar cobranças indevidas e ter controle total sobre seus pagamentos
Tempo Real
Pix Automático começa a funcionar: saiba como evitar cobranças indevidas e ter controle total sobre seus pagamentos

Nova funcionalidade do sistema Pix promete transformar os pagamentos recorrentes com mais controle, segurança e inclusão para consumidores e empresas

16/06/2025 | 09h10 | Por Isabela Ortiz
Ibovespa futuro abre em queda em reação aos conflitos entre Israel e Irã e as decisões sobre os juros no Brasil e nos EUA
Tempo Real
Ibovespa futuro abre em queda em reação aos conflitos entre Israel e Irã e as decisões sobre os juros no Brasil e nos EUA

Ibovespa futuro repercute os conflitos entre Israel e Irã e às aguardadas decisões de juros do Copom

16/06/2025 | 09h00 | Por Raphael Leites
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador