• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Em 2 meses, robô de banco aprende 60 mil termos associados ao coronavírus

Buscas sobre aumentar economias e monitorar os gastos durante a pandemia ajudaram a inteligência artificial

Por E-Investidor

08/06/2020 | 18:24 Atualização: 08/12/2023 | 17:36

FOTO:iLexx
FOTO:iLexx

(Lananh Nguyen, Washington Post/ Bloomberg) – Quando o assunto é covid-19, Erica, a assistente virtual do Bank of America, tem um curva de aprendizado acentuada. O programa de inteligência artificial chegou a reconhecer 60 mil termos relacionados ao coronavírus, à medida que os clientes buscaram ajuda para gerenciar seu fluxo de caixa, aumentar suas economias e monitorar os gastos durante a pandemia.

Leia mais:
  • 5 temas que vão definir o cenário de investimentos após o coronavírus
  • 33 dicas financeiras para enfrentar a crise do coronavírus
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

David Tyrie, chefe de banco digital, sentou-se com uma equipe em março para ensinar ao aplicativo algumas centenas de palavras e frases relacionadas a vírus. Desde então, o uso de Erica no aplicativo móvel e no site do Bank of America atingiu um recorde.

“Quando o coronavírus chegou, acelerou o crescimento já acelerando”, disse Tyrie em entrevista. “Esperávamos conseguir um monte de novos clientes. Realmente não esperávamos a magnitude”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pandemia deu um impulso ao banco digital, que envolve menos papelada, maior uso de serviços eletrônicos e menos reuniões presenciais. Os serviços online têm o potencial de atrair novos clientes, ajudar a reduzir os gastos com agências físicas e reduzir a força de trabalho, além de dificultar a concorrência de caçar clientes com o fascínio de uma melhor tecnologia.

Para o Bank of America, com sede em Charlotte, na Carolina do Norte, o impulso digital foi traduzido para mais de 2 milhões de clientes usando o Erica pela primeira vez desde o início de março, elevando o total de usuários ativos a mais de 13 milhões. O assistente virtual atendeu 15 milhões de solicitações de clientes somente em abril, respondendo por cerca de 10% de todas as consultas recebidas desde sua introdução em junho de 2018.

Agora, os clientes estão perguntando à Erica com frequência sobre cobranças mensais, pontuação de crédito e agendamento de lembretes de faturas. Em abril, eles estavam mais preocupados com adiamentos de pagamento, cheques de estímulo e empréstimos para pequenas empresas. O Erica tem sido usado por 250.000 clientes que solicitam atrasos nos pagamentos desde meados de março, respondendo por grande parte do 1,6 milhão de adiamentos de conta concedidos pelo banco até o final do mês passado.

Antes da pandemia, a maioria das consultas era básica, envolvendo números como contas ou pesquisas de transações. A mudança na atividade reflete uma “mudança dramática” no uso do robô para tarefas mais complexas envolvendo finanças dos clientes, uma tendência que o banco espera continuar assim que a pandemia diminuir, disse Tyrie.

Publicidade

“O que é surpreendente para mim”, disse ele, “foi a rapidez com que essa mudança aconteceu”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Bancos
  • Coronavírus
  • Robô
Cotações
02/07/2025 21h44 (delay 15min)
Câmbio
02/07/2025 21h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 4

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 5

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o As ações preferidas de bancos e corretoras para investir em julho de 2025
Logo E-Investidor
As ações preferidas de bancos e corretoras para investir em julho de 2025
Imagem principal sobre o 9 de julho: veja o que abre e fecha durante o feriado estadual
Logo E-Investidor
9 de julho: veja o que abre e fecha durante o feriado estadual
Imagem principal sobre o Vem feriado por aí: veja o que abre e o que fecha no dia 9 de julho
Logo E-Investidor
Vem feriado por aí: veja o que abre e o que fecha no dia 9 de julho
Imagem principal sobre o 10 pequenos luxos que podem atrapalhar seus planos de aposentadoria tranquila
Logo E-Investidor
10 pequenos luxos que podem atrapalhar seus planos de aposentadoria tranquila
Imagem principal sobre o 10 erros que impedem a classe média de subir para a classe média alta
Logo E-Investidor
10 erros que impedem a classe média de subir para a classe média alta
Imagem principal sobre o Investir é só para ricos? 3 ideias que derrubam esse mito
Logo E-Investidor
Investir é só para ricos? 3 ideias que derrubam esse mito
Imagem principal sobre o Aposentadoria ameaçada? Veja os 5 erros que muita gente comete sem perceber
Logo E-Investidor
Aposentadoria ameaçada? Veja os 5 erros que muita gente comete sem perceber
Imagem principal sobre o 4 perguntas para entender se suas finanças estão tão estáveis quanto parecem
Logo E-Investidor
4 perguntas para entender se suas finanças estão tão estáveis quanto parecem
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador