- A rentabilidade de cada investimento envolve uma carga tributária
- Conhecer como se aplicam as tributações nas diferentes modalidades é fundamental e deve fazer parte da estratégia do investidor
- O investidor não precisa se preocupar com as modalidades de renda fixa
Você sabia que o investidor deve declarar ações no Leão? A rentabilidade de cada investimento envolve uma carga tributária que deve ser declarada e paga.
Leia também
Conhecer como se aplicam as tributações nas diferentes modalidades é fundamental e deve fazer parte da estratégia do investidor. Afinal, isso pode potencializar o retorno sobre o capital investido.
Por meio do calendário tributário da Receita Federal é possível ter acesso às datas de recolhimento dos tributos referentes a cada setor financeiro.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O investidor não precisa se preocupar com as modalidades de renda fixa, a instituição financeira é a responsável pela apuração.
No entanto, o investidor deve controlar e apurar seus rendimentos e perdas dos produtos de renda variável, calculando o imposto final a ser pago. Na prática, o valor representa 15% para operações à vista e 20% para operações Day trade.
Quer calcular quanto de imposto deve pagar e entender mais sobre o funcionamento das tributações? O E-investidor fez um material gratuito sobre as particularidades de cada modalidade de investimento.