• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Golpes com apps financeiros: saiba como se proteger

Saiba quais são os tipos de golpes digitais mais comuns e como se proteger deles

Por E-Investidor

13/10/2022 | 16:17 Atualização: 13/10/2022 | 16:17

Golpes com apps financieros são cada vez mais comuns. Veja quais são os tipos e como se proteger. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Golpes com apps financieros são cada vez mais comuns. Veja quais são os tipos e como se proteger. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Imagine que você está mexendo no seu celular e, de repente, ele começa a entrar “sozinho” em vários aplicativos e realizar compras por você. Parece assustador e, não por acaso, esse golpe é conhecido como “mão fantasma”. Mas esse não é o único.

Leia mais:
  • Golpe da mão fantasma: saiba o que é e como se proteger
  • Golpe para regularizar CPF: saiba identificá-lo
  • Golpes por celular crescem 50% em 2022, diz empresa de cibersegurança
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existem diversas fraudes aplicadas diariamente e novos golpes com aplicativos financeiros seguem surgindo. Por isso, é importante se atentar aos tipos mais comuns e saber como se proteger deles.

Como os golpes digitais funcionam?

São raros os casos em que hackers invadem o sistema dos bancos; na maior parte dos casos, é o usuário que compartilha dados de modo a se expor a golpistas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

De modo geral, os golpes digitais são a versão on-line das armadilhas presentes no mundo físico. Para o especialista em segurança cibernética e diretor-executivo (CEO) da Alphacode, Rafael Franco, o mais comum acontece quando o consumidor faz uma compra e não recebe o produto ou quando o número do cartão de crédito é roubado, por exemplo.

Mas as fraudes on-line também têm suas particularidades. Conforme os sistemas de segurança ficam mais refinados, os estelionatários aprimoram os métodos. Segundo Franco, a arquitetura é basicamente a mesma, mas os golpes digitais podem ser aplicados remotamente. “É mais seguro para eles, porque é mais difícil de a polícia rastrear a prática”, diz.

Segurança digital

Por mais que os bancos cuidem das informações financeiras, a maioria dos criminosos se especializa em enganar o usuário dos serviços bancários.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o educador financeiro Thiago Martello, existem alguns casos em que hackers invadem o sistema de empresas financeiras e roubam de centenas ou milhares de pessoas. Mas esses golpes são mais difíceis de ocorrer, pois exigem mais esforço para encontrar as brechas.

“No Brasil, as leis protegem bastante a pessoa física quando a vulnerabilidade é da empresa financeira. Entretanto, na maior parte dos casos, trata-se de descuido do próprio usuário, que passa senhas e códigos ou clica em links”, diz Martello.

Quais são os golpes mais comuns?

O phishing é a arquitetura mais comum nos golpes com apps financeiros. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Franco comenta que phishing é o mecanismo mais usado pelos golpistas. Nesse caso, o usuário recebe um link por e-mail, WhatsApp ou mensagem de texto de um remetente que se passa pela instituição financeira em que a pessoa tem conta. Ao clicar, o destinatário é direcionado a um site falso, que pede para que a senha seja redefinida; nesse processo, ao digitar a senha antiga e a senha nova, a vítima acaba entregando a verdadeira para os criminosos.

Outro golpe comum acontece por ligações: recebe-se uma chamada que supostamente é do banco para confirmar dados verdadeiros e comunicar uma falsa irregularidade na conta. Na sequência, o golpista informa que será enviado um link, que funciona como um phishing, ou pede os dados do cartão por telefone mesmo.

Há também casos em que, após a ligação, o usuário é informado que um funcionário do banco retirará o cartão na casa da pessoa para destruí-lo, descadastrar o chip ou outro motivo qualquer. Franco lembra que nenhum banco retira o cartão em casa, mas, sob a ameaça de estarem sofrendo um golpe, as pessoas se tornam mais vulneráveis a ser fraudadas.

Publicidade

A “invasão” do WhatsApp também é uma porta para golpes. Nesse caso, os criminosos criam mecanismos para que os usuários informem códigos que dão acesso à conta. Uma vez no controle, eles pedem dinheiro para os contatos próximos se passando pelo dono original do número.

Como se proteger de golpes digitais?

Algumas dicas simples são eficazes para fugir dos golpes, que estão cada vez mais frequentes. A primeira é ser cético e não acreditar em nenhum ganho que pareça “bom demais para ser verdade” e nem em uma fraude que seja tão drástica que coloque em risco sua segurança. “Não clique em links não confiáveis e não digite ou informe senhas e códigos”, reforça Franco.

Outro ponto importante é: sempre que necessário, entre em contato com as instituições financeiras pelos veículos oficiais. Assim, você tem a segurança de que do outro lado da linha está um agente autorizado da instituição.

No caso do WhatsApp e das mídias sociais, Franco comenta que é interessante ativar a autenticação de dois fatores nos apps. Nos smartphones, vale a pena optar pela validação biométrica, seja com a digital ou reconhecimento facial.

Os tipos de golpe estão cada vez mais variados. Martello cita que há casos em que a pessoa recebe em casa uma cesta de café da manhã, supostamente enviada por um amigo que não pagou o frete do envio. Em meio à euforia do suposto presente, o golpista tem tempo para copiar os dados do cartão usado nesse pagamento.

Publicidade

E se engana quem acredita que está livre de sofrer golpes assim. O próprio educador financeiro diz que já teve os dados do cartão vazados. “Provavelmente, em alguma loja em que fiz compras, havia uma câmera que filmou os dados do cartão enquanto eu pagava. Os golpistas fizeram várias compras on-line, mas eu me atentei rapidamente pelas mensagens que recebi do banco e bloqueei o cartão de imediato”, diz Martello.

Atente-se aos cuidados para não cair em golpes com aplicativos financeiros ou cartões físicos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Fraude
  • golpes
  • Segurança digital
Cotações
12/02/2026 2h00 (delay 15min)
Câmbio
12/02/2026 2h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde histórico após payroll nos EUA e falas de Galípolo

  • 2

    IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

  • 3

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 4

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 5

    Ibovespa hoje cai e perde os 186 mil pontos com IPCA, Haddad e dados dos EUA no foco

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Educação Financeira
Tax Tools: “Novos impostos sobre imóveis pedem ajustes em contratos”
Educação Financeira
Tax Tools: “Novos impostos sobre imóveis pedem ajustes em contratos”

Na estreia da série Tax Tools – Tributação Inteligente na Prática, Maria Carolina Gontijo explica quando o investidor passa a ser contribuinte no novo regime

11/02/2026 | 17h13 | Por E-Investidor
Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice
Educação Financeira
Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

Difícil de entender e provar, crime ocorre de forma velada por causa da confiança que geralmente existe entre vítima e agressor

08/02/2026 | 05h30 | Por Igor Markevich
Não pagou o imposto no prazo? Veja multas, juros e como regularizar a dívida – do IPVA às parcelas do IR
Educação Financeira
Não pagou o imposto no prazo? Veja multas, juros e como regularizar a dívida – do IPVA às parcelas do IR

Com vencimentos concentrados entre janeiro e fevereiro, atrasos em impostos podem encarecer a conta e levar à dívida ativa

06/02/2026 | 16h03 | Por Ana Ayub
Estudo com 4 milhões de CPFs revela quem é o principal vilão das dívidas em atraso
Educação Financeira
Estudo com 4 milhões de CPFs revela quem é o principal vilão das dívidas em atraso

Levantamento da ARC4 mostrou ainda que uma mesma pessoa costuma concentrar mais de uma dívida em aberto

06/02/2026 | 14h36 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador