Publicidade

Mercado

Fechamento de Mercado: Ibovespa avança com commodities

Fechamento de Mercado: Ibovespa avança com commodities
Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Os mercados acionários no exterior não seguiram um viés único na sessão desta quinta-feira, com bolsas na Europa fechando em alta e nos Estados Unidos fechando em queda. Na Europa, os investidores monitoraram mais dados preocupantes de inflação, desta vez referente ao PPI na Alemanha, que saltou 45,8% em setembro ante igual mês do ano passado, o maior nível desde 1949. Além disso, os desdobramentos da renúncia de Liz Truss estiveram no foco. O governo do Reino Unido ainda deve entregar o seu plano fiscal no dia 31 de outubro, mesmo com a renúncia de Truss do cargo de primeira-ministra.

Nesse ambiente, as bolsas na Europa fecharam no campo positivo. Já nos EUA, apesar dos balanços trimestrais melhores do que o esperado, terem contribuído com algum apetite ao risco na primeira parte da sessão, à tarde as bolsas em Nova York viraram para o negativo, enquanto os juros dos treasuries ganharam ímpeto.

Temores de que o Federal Reserve continue elevando os juros de forma agressiva por mais tempo do que o esperado, acabaram pesando sobre os negócios, após comentários de dirigentes do banco central norte-americano que enfatizaram esse cenário. Aqui no Brasil, apesar da fraqueza das bolsas americanas, o Ibovespa seguiu em alta, apoiado pela valorização das ações ligadas a commodities. As mineradoras e siderúrgicas se destacaram entre as maiores altas do Ibovespa beneficiadas pela entrada de fluxo estrangeiro, deixando a queda do minério de ferro em segundo plano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E as ações da Petrobras avançaram à despeito dos contratos da commodity que fecharam praticamente estáveis. Assim o Ibovespa encerrou o pregão com alta de 0,77% aos 117.171 pontos com giro financeiro de R$ 36,9 bilhões. No mercado de câmbio e juros, o dólar recuou em linha com o desempenho da moeda americana no exterior (-1,08%) e fechou cotado a R$ 5,22, enquanto os juros futuros encerraram com viés de alta. Na agenda econômica desta sexta-feira, destaque para os dados de exportações e importações da China.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>