O Banco de Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) aumentou a taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 2,85% ao ano, em decisão de política monetária divulgada nesta terça-feira (01). O ajuste representa a sétima elevação consecutiva este ano e replica o aumento efetuado no mês passado.
Leia também
Em comunicado, o banco central australiano informa que prevê novas altas nas próximas reuniões, diante de um cenário de “inflação muito alta”. Em setembro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país subiu à taxa anual de 7,3%, o maior nível em mais de três décadas. A instituição projeta que o indicador alcançará o pico de 8% no final deste ano, antes de recuar a 4,75% em 2023 e a pouco acima de 3% em 2024.
“O tamanho e o momento dos futuros aumentos das taxas de juros continuarão a ser determinados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho”, diz a nota.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A autoridade monetária acrescenta que a economia nacional deve moderar ao longo do ano e estima crescimento de cerca de 3,0% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 e de 1,5% tanto em 2023 quanto em 2024. O RBA destaca que o foco continua sendo retornar a inflação anual à faixa entre 2% e 3%.