- De acordo com a CNC, a Copa do Mundo deve movimentar cerca de R$ 1,48 bilhão em vendas no comércio e serviços
- Com a Copa, é esperado que as grandes varejistas tenham lucros recordes neste último trimestre
- Os mercados dos países campeões registraram uma melhora de desempenho desde 1974
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, a Copa do Mundo deve movimentar cerca de R$ 1,48 bilhão em vendas no comércio e serviços.
Leia também
Com a união de alguns fatores como: volta de uma pandemia, copa em época de Black Friday e o coração brasileiro batendo forte na esperança do hexa finalmente vir, a projeção de consumo é 7,9% maior que a última Copa em 2018.
Dados levantados pela R7 Esportes, mostra que o ramo cervejeiro, está projetando um crescimento de 8% neste final de ano e aposta na venda de mais de 15,4 bilhões de litros da bebida.
Publicidade
“A volta dos grandes eventos como a Copa do Mundo, festivais e a chegada do verão vai aquecer ainda mais a indústria da cerveja. Após a flexibilização imposta pela pandemia da covid-19, a expectativa é que o consumo retorne com mais força em bares e restaurantes”, comemora Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).
E sabe quem se beneficia muito do aumento do consumo?
Copa do Mundo e o mercado financeiro: setores oportunos para marcar gol de tabela
Pelos dados que eu trouxe, é óbvio que as grandes varejistas como Magazine Luiza (MGLU3); grupo Via Varejo (VIIA3); Lojas Americanas (LAME3, LAME4), Amazon (AMZO34), entre outras tenham lucros recordes neste último trimestre.
Publicidade
Além disso. Ambev (ABEV3), Heineken (HEIA34) e a Coca-Cola (C2CA34) estão na lista de produtos a serem consumidos durante os jogos e que o brasileiro nunca dispensa, afinal, até quando tomamos uma injeção, questionamos o médico para saber quando poderemos ingerir álcool novamente. O que nos leva a um fato: essas empresas vão sempre ter lucro recorrente.
O terceiro setor, com certeza é o de turismo. Gol (GOLL4), CVC (CVCB3), e Azul (AZUL4) são alguns dos papéis que podem surpreender devido a Copa do Mundo. Diversos brasileiros foram fazer a festa no Catar e apresentaram a alegria brasileira como vemos em muitos vídeos nas redes sociais.
É válido eu dizer que nenhuma das ações são uma recomendação de compra ou venda. Estou citando exemplos com cunho educacional. É importante que você estude as empresas por conta própria e veja se o risco de cada uma está de acordo com o seu perfil de investidor.
Brasil rumo ao hexa: o preço da vitória ou da derrota
Publicidade
Com cinco taças da Copa, somos o único país pentacampeão e somos considerados o maior campeão e a seleção mais temida nos jogos. Ou seja, o país do futebol não está de brincadeira quando entra em campo e o coração brasileiro vibra junto com lance e bola na rede.
Vencer a Copa do Mundo é bastante positivo para a economia do país que ergue a taça. Uma pesquisa do banco Goldman Sachs mostrou que os mercados dos países campeões tiveram uma melhora de desempenho em quase todas as vezes desde 1974, com um índice médio 3,5% superior ao benchmarket global.
Nossa economia acelerando, seis estrelas no nosso brasão e o orgulho brasileiro brilhando nos olhos. É esse resultado que desejamos na Copa do Mundo 2022!