Publicidade

Tempo Real

Treasuries: rendimentos recuam, com temores por economia global

Tensões geopolíticas aumentaram a cautela do mercado

Treasuries: rendimentos recuam, com temores por economia global
Foto: Envato Elements

Os rendimentos dos Treasuries operaram em baixa hoje, em uma sessão na qual os temores com a economia apoiaram a compra de títulos públicos americanos. Sinais de que o aperto monetário do Federal Reserve (Fed) poderá ter que ser mais longo para conter a inflação, ainda que exista risco de uma recessão, pressionaram os juros. Além disso, tensões geopolíticas aumentaram a cautela. Hoje, o presidente Vladimir Putin fez menção à armas nucleares como instrumento de dissuasão, enquanto a União Europeia anunciou novas medidas contra a Rússia.

No fim da tarde em Nova York, o juro da T-note de 2 anos caía a 4,258%, o da T-note de 10 anos tinha baixa a 3,415% e o do T-bond de 30 anos recuava a 3,423%.

Para o BMO Markets, a queda nas taxas de 10 anos hoje foi em função de juros reais mais baixos assim como expectativas de inflação, além de tensões geopolíticas combinadas com a revisão para baixo dos Custos Unitários do Trabalho. A queda do petróleo, com o WTI abaixo de US$ 72 o barril pela primeira vez desde dezembro de 2021, com todo o rali de 2022 no petróleo refeito, também contribuiu no recuo, avalia. “Foi um dia que exemplificou as preocupações com a desaceleração global, que arrastou toda a curva de rendimento para baixo em uma mudança quase paralela”, afirma a análise.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Os ‘medos de taxa’ e os bancos de investimento dos EUA alertando sobre cortes de empregos e crescimento mais lento à frente pesaram sobre o sentimento de risco”, afirma o Danske Bank. O banco dinamarquês também comenta que o sentimento de risco azedo apoia a compra de títulos públicos americanos. “A curva dos Treasuries de 2 e 10 anos continua a se inverter, o sinal mais claro do mercado de que uma recessão está a caminho. A inversão está agora em 82 pontos-base, um nível superado apenas pela inversão de 1978 e 1982, quando o presidente do Fed na época, Paul Volcker, aumentou agressivamente as taxas de juros para combater a inflação de dois dígitos. Ele conseguiu controlar a inflação. Mas o preço foram duas recessões profundas e duradouras”, explica o banco.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>