- Até o fechamento da última quarta-feira (21), o Ibovespa acumulava um retorno de 2,5% em 2022 - o que coloca o índice como “pior” investimento no ano do que a Poupança
- A famosa caderneta registra uma rentabilidade de 7,9% no mesmo período
- Essa situação de menor rentabilidade do Ibov já era esperada, uma vez que criou-se um ambiente de muita incerteza fiscal neste ano, principalmente após as eleições realizadas em outubro
Até o fechamento da última quarta-feira (21), o Ibovespa acumulava retorno de 2,5% em 2022 – o que coloca o índice como “pior” investimento no ano. Até a queridinha dos brasileiros, a poupança, foi mais rentável do que o principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira. A caderneta registrou uma rentabilidade de 7,9% no mesmo período.
Leia também
A explicação? A escalada da taxa Selic para 13,75% turbinou os rendimentos da renda fixa e tirou atratividade da renda variável em 2022.
Só para se ter ideia, carteira teórica composta pelas 91 ações mais representativas da B3 perde também para os títulos públicos, representados pelo Índice Anbima (IMA Geral); as ações que mais pagam dividendos, representadas pelo Índice de Dividendos (IDIV); e para os ativos de renda fixa que remuneram o CDI, uma taxa próxima à básica da economia Selic.
Publicidade
Os dados foram levantados por Einar Rivero, head comercial do TradeMap. Segundo a pesquisa, o “melhor” investimento do ano foram os fundos multimercados, cujo índice de referência IHFA – Índice de Hedge Funds Anbima, entregou valorização de 12,67% em 2022.
Veja o desempenho dos investimentos mais rentáveis de 2022
Devo sair da Bolsa?
A menor rentabilidade do IBOV á era esperada, uma vez que criou-se um ambiente de muita incerteza fiscal neste ano, principalmente após as eleições realizadas em outubro. O governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sinalizando aumento de gastos, sem reformas e contrapartidas.
As discussões em torno da PEC da Transição (que buscava viabilizar o pagamento do novo Bolsa Família de R$ 600, estourando ou ampliando o teto de gastos) também afetaram o mercado no último trimestre de 2022.
Publicidade
“A demora para anunciar o Ministro da Fazenda, que não agradou o mercado, além das tratativas de PEC que pode trazer mais instabilidade fiscal, foram preponderantes para a queda da bolsa, sem contar o cenário externo que segue desafiador, com o FED subindo juros”, afirma Fabio Louzada, economista, analista CNPI e fundador da Eu me banco, explica que a Poupança continua sendo um péssimo investimento.
Isso não significa que o investidor que tem perfil para a renda variável deva desistir da Bolsa e ir para a poupança. “Não deve sair, mas deverá ficar atento. Tem setores que devem se beneficiar com o novo governo, enquanto outros devem sofrer mais. Tudo vai depender de como a Economia será tocada e as suas prioridades”, afirma Louzada.
Um exemplo são as ações que subiram expressivamente em 2022, mesmo com o Ibovespa no negativo. A petroleira Prio (PRIO3), M. Dias Branco (MDIA3), BB Seguridade (BBSE3) e Weg (WEGE3) sobem 73%, 57%, 75% e 19% no ano, respectivamente. Na outra ponta, existem papéis, como os de varejo, que caíram muito mais do que o índice.
“Quando falamos de resultado de renda variável, precisamos pontuar que alguns nomes subiram bem, outros não subiram e outros caíram bem. Na média, o IBOV fechou no zero a zero”, diz Leandro Petrokas, Diretor de Research e sócio da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores.
Publicidade
Alex Carvalho, analista CNPI da CM Capital, afirma que 2022 não foi um ano de crescimento geral da bolsa de valores. Contudo, isso não significa que não existiram boas oportunidades. “Conseguimos aproveitar bastante o movimento de alta de Petrobras, rompendo máxima histórica e pagando bons dividendos. Já outros ativos, ficamos na posição vendedora. Há boas oportunidades na compra e na venda”, afirma. “Para 2023, as commodities devem ser o carro-chefe em questão de rentabilidade.”
Poupança não é um bom investimento
Mesmo com um curto prazo mais positivo do que o IBOV, a poupança não é um bom investimento. Entre as aplicações de renda fixa, a caderneta é a que possui o rendimento mais baixo.
Quando a Selic está acima de 8,5%, como é o caso atual, a aplicação remunera 0,5% ao mês acrescido de uma taxa referencial (TR). Quando a Selic está igual ou abaixo de 8,5%, o pagamento é de apenas 70% da taxa básica de juros mais a TR.
O Tesouro Selic, tão seguro quanto a poupança, paga mais de 1% ao mês, segue a variação da Selic e tem o rendimento atualizado diariamente. Na caderneta, existe ainda a “data de aniversário”, dia do mês no qual o rendimento é creditado. Se o investidor retirar o dinheiro antes desse dia, não terá a rentabilidade daquele mês.