- É possível que até mesmo a bolsa sofra uma reviravolta e acelere os ganhos, com uma possível política econômica menos populista e que surpreenda o mercado
- Mas não é isso que a escolha dos ministros indica
- Baseado neste contexto, a renda fixa mais uma vez deve liderar os investimentos com melhores rentabilidades
Qual será o melhor investimento de 2023 é a pergunta que o investidor mais faz desde a eleição de Lula. Nenhuma bola de cristal consegue prever.
Leia também
É possível que a bolsa sofra uma reviravolta e acelere os ganhos, com uma possível política econômica menos populista e que surpreenda o mercado. Porém, não é isso que a escolha dos ministros indica.
O que esperar dos investimentos com Lula na presidência?
Publicidade
Quando pensamos em investimentos, trabalhamos com probabilidades. Ou seja: analisando cenários com chances reais de acontecer no curto e médio prazo. E o que está se desenhando é uma política mais populista, focada no aumento de gastos públicos como forma de reaquecer a economia e gerar mais renda para os mais pobres.
Já vimos que este filme não funciona no longo prazo e que a conta sempre chega. Não existe almoço grátis.
A consequência natural quando se injeta mais dinheiro na economia, principalmente de forma artificial, é o aumento da inflação. O próprio boletim Focus do Banco Central já prevê para 2023 uma taxa Selic em 12%, sendo que a previsão anterior era 11,75%.
É a hora de investir em renda fixa?
Publicidade
Baseado neste contexto, a renda fixa deve liderar os investimentos com melhores rentabilidades. Há títulos pagando 16% ao ano. Mas o investidor precisa ficar atento. Não é hora de comprar títulos pré-fixados, ou seja, títulos em que a rentabilidade ficará travada por um determinado período. Estamos em um cenário de completa incerteza com o novo governo e tudo pode acontecer.
Conheça os 10 melhores fundos de crédito privado que se beneficiam da Selic em alta clicando aqui.