• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Criptomoedas

Esqueça as criptos: anúncios de bebidas voltam a tomar conta do Super Bowl

SuperBowl deste ano tende a ter uma receita menor com publicidade, mas ainda vai movimentar o mercado

Por Gerry Smith, Bloomberg

10/02/2023 | 17:35 Atualização: 10/02/2023 | 20:34

State Farm Stadium, em Glendale, onde ocorrerá o Super Bowl. Foto: REUTERS/Brian Snyder
State Farm Stadium, em Glendale, onde ocorrerá o Super Bowl. Foto: REUTERS/Brian Snyder

Tchauzinho, criptomoedas. As bebidas alcoólicas estão de volta.

Leia mais:
  • Anúncios de criptomoedas dominaram a 56ª edição do Super Bowl
  • Tom Brady se aposenta: qual o tamanho da fortuna do astro da NFL?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pela primeira vez em mais de três décadas, os telespectadores do Super Bowl vão ver comerciais de outras marcas de bebidas alcóolicas além da Anheuser-Busch. Em junho, a Budweiser desistiu de seus direitos como marca exclusiva de bebida alcóolica no grande evento esportivo, dando a outras cervejarias e fabricantes de destilados a chance de estar nos holofotes.

“Estamos esperando por este momento há mais de 30 anos”, disse Sofia Colucci, vice-presidente global de marketing das bebidas Miller do portfólio da Molson Coors. “Levamos menos de 30 segundos para decidir se queríamos comprar um anúncio.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Heineken, conhaque Rémy Martin e uísque Crown Royal também vão exibir propagandas durante a partida de domingo entre o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs na Fox.

O grande número de comerciais de bebidas alcóolicas vai ajudar a preencher o vazio deixado pelas empresas de criptomoedas. No ano passado, havia tantas inserções de marcas do setor então super badalado que o evento foi apelidado de “Crypto Bowl”. Larry David, por exemplo, estrelou uma propaganda para a FTX que dizia: “Não seja como Larry. Não deixe escapar a próxima grande oportunidade.”

Mas depois do crash das criptomoedas em 2022, a FTX e suas colegas abandonaram os planos de voltar a anunciar no grande evento, de acordo com Mark Evans, chefe de vendas de anúncios na Fox Sports. A FTX entrou com um pedido de falência em novembro e seu fundador, Sam Bankman-Fried, está sendo acusado de fraude.

Apesar das preocupações com uma possível recessão, os anunciantes ainda estavam dispostos a pagar um valor alto para aparecer na TV durante o maior evento do ano. O Super Bowl de 2022 teve 112,3 milhões de telespectadores nas plataformas da NBC.

Publicidade

A Fox já vendeu todos os comerciais durante a partida do Super Bowl, mas ainda está vendendo espaços para anúncios antes do jogo e durante a prorrogação, caso haja uma, disse Evans. A emissora vendeu espaços de 30 segundos por mais de US$ 6 milhões em média, com alguns ultrapassando US$ 7 milhões, um recorde. A empresa espera gerar mais de US$ 500 milhões em receita com publicidade durante o evento.

Muitos anunciantes do domingo são nomes conhecidos, como Doritos e Pepsi. Como sempre, as celebridades estão por todos os lados. Muitas marcas já divulgaram teasers de seus comerciais para o Super Bowl na internet, na esperança de gerar burburinho até o jogo.

Algumas delas uniram forças. A Netflix, por exemplo, terá um anúncio com o comediante Will Ferrell dirigindo veículos elétricos em séries como “Round 6” e “Bridgerton”, parte de uma parceria com a General Motors. A plataforma de streaming também irá divulgar seu documentário sobre golfe a ser lançado em um comercial da cerveja Michelob Ultra.

Os serviços de streaming estarão bem representados. Além da Netflix, o Paramount+ terá um comercial com Sylvester Stallone, cuja família estrelará em breve um novo reality show na plataforma.

Publicidade

Os aplicativos de apostas esportivas também vão marcar presença. O primeiro comercial do FanDuel no Super Bowl apresentará uma tentativa de gol ao vivo pelo ex-astro da NFL Rob Gronkowski. O DraftKings terá um anúncio com o comediante Kevin Hart e atletas famosos como David Ortiz e Julius Erving.

Mas haverá algumas diferenças marcantes este ano, em parte por causa da desaceleração da economia e dos orçamentos mais apertados para a publicidade. Poucas marcas de turismo devem aparecer, de acordo com a revista Ad Age.

E embora as empresas de criptomoedas não estejam tão em alta, outra tecnologia badalada vai marcar presença. A Avocados From Mexico (associação sem fins lucrativos que promove a produção de abacates do México) terá um anúncio que direciona os telespectadores para um site onde podem tuitar usando a plataforma de inteligência artificial ChatGPT, o chatbot que se tornou um hit.

No entanto, as maiores mudanças são consequência de a Anheuser-Busch não renovar seu contrato como anunciante exclusiva de bebidas alcóolicas, um acordo que começou em 1989. A cervejaria, famosa pelos comerciais com seus com cavalos da raça Clydesdale, reformulou sua estratégia de marketing, embora ainda vá exibir anúncios durante a partida.

Publicidade

O uísque Crown Royal, da Diageo, apresentará um comercial estrelado pelo vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl. A Heineken promoverá sua cerveja não alcoólica, com Paul Rudd atuando como o super-herói da Marvel Homem-Formiga. Já o anúncio do Rémy Martin contará com a ícone do tênis Serena Williams.

Durante anos, a Molson Coors tentou várias táticas para chamar a atenção durante o Super Bowl, apesar de não poder comprar um comercial para ser veiculado em todo o país durante o jogo. A fabricante das cervejas Coors Light e Miller Lite já exibiu comerciais voltados para o Super Bowl na internet e em emissoras de TV locais. No ano passado, ela abriu um bar no metaverso.

Neste ano, antes de seu primeiro comercial em rede nacional durante o Super Bowl, a Molson Coors está convidando os telespectadores a adivinhar os detalhes de seu anúncio, como o número de cervejas, quantas pessoas têm barba e a raça do cachorro que aparecerá nele. Os fãs podem fazer suas apostas no aplicativo DraftKings e têm a chance de ganhar uma parte do prêmio de US$ 500 mil.

A empresa filmou oito finais diferentes para garantir sigilo e dar conta dos inúmeros resultados nos quais as pessoas podem apostar, disse Scott Bell, diretor criativo da Droga5, agência responsável pelo comercial.

Publicidade

“Você quer as pessoas falando sobre seu comercial o máximo possível”, afirmou. “Conseguir fazer apostas em relação à propaganda em si é um ótimo meio para criar empolgação.”

Tradução: Romina Cácia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoedas
  • Fraude
  • FTX
  • Inverno Cripto
  • Propaganda
Cotações
04/07/2025 11h05 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 11h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Imagem principal sobre o Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Logo E-Investidor
Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Imagem principal sobre o Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Logo E-Investidor
Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Imagem principal sobre o Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Logo E-Investidor
Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Imagem principal sobre o Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Logo E-Investidor
Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Imagem principal sobre o 5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Logo E-Investidor
5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Imagem principal sobre o Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Logo E-Investidor
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Últimas: Criptomoedas
Qual é o impacto da nova tributação sobre as criptomoedas?
Criptomoedas
Qual é o impacto da nova tributação sobre as criptomoedas?

A MP anunciada pelo governo no início de junho retirou a isenção de IR para operações mensais de até R$ 35 mil em criptos

27/06/2025 | 10h54 | Por Daniel Rocha
Bitcoin hoje ganha fôlego com cessar-fogo entre Israel e Irã
Criptomoedas
Bitcoin hoje ganha fôlego com cessar-fogo entre Israel e Irã

O acordo alívou o temor dos investidores com uma possíverl escalada das tensões no Oriente Médio

24/06/2025 | 09h31 | Por Daniel Rocha
Até onde o bitcoin pode chegar com a escalada da guerra entre Israel e Irã?
Criptomoedas
Até onde o bitcoin pode chegar com a escalada da guerra entre Israel e Irã?

Os bombardeios dos EUA contra as instalações nucleares do Irã elevaram o risco geopolítico

23/06/2025 | 11h09 | Por Daniel Rocha
Nos bastidores das criptos, os Trump armam sua próxima jogada
Criptomoedas
Nos bastidores das criptos, os Trump armam sua próxima jogada

Em uma conferência por telefone de Wall Street em abril, Eric Trump fez uma proposta para a mais nova empreitada no rapidamente expansivo império de criptomoedas de sua família.

21/06/2025 | 03h00 | Por E-Investidor
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador