• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Criptomoedas

Esqueça as criptos: anúncios de bebidas voltam a tomar conta do Super Bowl

SuperBowl deste ano tende a ter uma receita menor com publicidade, mas ainda vai movimentar o mercado

Por Gerry Smith, Bloomberg

10/02/2023 | 17:35 Atualização: 10/02/2023 | 20:34

State Farm Stadium, em Glendale, onde ocorrerá o Super Bowl. Foto: REUTERS/Brian Snyder
State Farm Stadium, em Glendale, onde ocorrerá o Super Bowl. Foto: REUTERS/Brian Snyder

Tchauzinho, criptomoedas. As bebidas alcoólicas estão de volta.

Leia mais:
  • Anúncios de criptomoedas dominaram a 56ª edição do Super Bowl
  • Tom Brady se aposenta: qual o tamanho da fortuna do astro da NFL?
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pela primeira vez em mais de três décadas, os telespectadores do Super Bowl vão ver comerciais de outras marcas de bebidas alcóolicas além da Anheuser-Busch. Em junho, a Budweiser desistiu de seus direitos como marca exclusiva de bebida alcóolica no grande evento esportivo, dando a outras cervejarias e fabricantes de destilados a chance de estar nos holofotes.

“Estamos esperando por este momento há mais de 30 anos”, disse Sofia Colucci, vice-presidente global de marketing das bebidas Miller do portfólio da Molson Coors. “Levamos menos de 30 segundos para decidir se queríamos comprar um anúncio.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Heineken, conhaque Rémy Martin e uísque Crown Royal também vão exibir propagandas durante a partida de domingo entre o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs na Fox.

O grande número de comerciais de bebidas alcóolicas vai ajudar a preencher o vazio deixado pelas empresas de criptomoedas. No ano passado, havia tantas inserções de marcas do setor então super badalado que o evento foi apelidado de “Crypto Bowl”. Larry David, por exemplo, estrelou uma propaganda para a FTX que dizia: “Não seja como Larry. Não deixe escapar a próxima grande oportunidade.”

Mas depois do crash das criptomoedas em 2022, a FTX e suas colegas abandonaram os planos de voltar a anunciar no grande evento, de acordo com Mark Evans, chefe de vendas de anúncios na Fox Sports. A FTX entrou com um pedido de falência em novembro e seu fundador, Sam Bankman-Fried, está sendo acusado de fraude.

Apesar das preocupações com uma possível recessão, os anunciantes ainda estavam dispostos a pagar um valor alto para aparecer na TV durante o maior evento do ano. O Super Bowl de 2022 teve 112,3 milhões de telespectadores nas plataformas da NBC.

Publicidade

A Fox já vendeu todos os comerciais durante a partida do Super Bowl, mas ainda está vendendo espaços para anúncios antes do jogo e durante a prorrogação, caso haja uma, disse Evans. A emissora vendeu espaços de 30 segundos por mais de US$ 6 milhões em média, com alguns ultrapassando US$ 7 milhões, um recorde. A empresa espera gerar mais de US$ 500 milhões em receita com publicidade durante o evento.

Muitos anunciantes do domingo são nomes conhecidos, como Doritos e Pepsi. Como sempre, as celebridades estão por todos os lados. Muitas marcas já divulgaram teasers de seus comerciais para o Super Bowl na internet, na esperança de gerar burburinho até o jogo.

Algumas delas uniram forças. A Netflix, por exemplo, terá um anúncio com o comediante Will Ferrell dirigindo veículos elétricos em séries como “Round 6” e “Bridgerton”, parte de uma parceria com a General Motors. A plataforma de streaming também irá divulgar seu documentário sobre golfe a ser lançado em um comercial da cerveja Michelob Ultra.

Os serviços de streaming estarão bem representados. Além da Netflix, o Paramount+ terá um comercial com Sylvester Stallone, cuja família estrelará em breve um novo reality show na plataforma.

Publicidade

Os aplicativos de apostas esportivas também vão marcar presença. O primeiro comercial do FanDuel no Super Bowl apresentará uma tentativa de gol ao vivo pelo ex-astro da NFL Rob Gronkowski. O DraftKings terá um anúncio com o comediante Kevin Hart e atletas famosos como David Ortiz e Julius Erving.

Mas haverá algumas diferenças marcantes este ano, em parte por causa da desaceleração da economia e dos orçamentos mais apertados para a publicidade. Poucas marcas de turismo devem aparecer, de acordo com a revista Ad Age.

E embora as empresas de criptomoedas não estejam tão em alta, outra tecnologia badalada vai marcar presença. A Avocados From Mexico (associação sem fins lucrativos que promove a produção de abacates do México) terá um anúncio que direciona os telespectadores para um site onde podem tuitar usando a plataforma de inteligência artificial ChatGPT, o chatbot que se tornou um hit.

No entanto, as maiores mudanças são consequência de a Anheuser-Busch não renovar seu contrato como anunciante exclusiva de bebidas alcóolicas, um acordo que começou em 1989. A cervejaria, famosa pelos comerciais com seus com cavalos da raça Clydesdale, reformulou sua estratégia de marketing, embora ainda vá exibir anúncios durante a partida.

Publicidade

O uísque Crown Royal, da Diageo, apresentará um comercial estrelado pelo vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl. A Heineken promoverá sua cerveja não alcoólica, com Paul Rudd atuando como o super-herói da Marvel Homem-Formiga. Já o anúncio do Rémy Martin contará com a ícone do tênis Serena Williams.

Durante anos, a Molson Coors tentou várias táticas para chamar a atenção durante o Super Bowl, apesar de não poder comprar um comercial para ser veiculado em todo o país durante o jogo. A fabricante das cervejas Coors Light e Miller Lite já exibiu comerciais voltados para o Super Bowl na internet e em emissoras de TV locais. No ano passado, ela abriu um bar no metaverso.

Neste ano, antes de seu primeiro comercial em rede nacional durante o Super Bowl, a Molson Coors está convidando os telespectadores a adivinhar os detalhes de seu anúncio, como o número de cervejas, quantas pessoas têm barba e a raça do cachorro que aparecerá nele. Os fãs podem fazer suas apostas no aplicativo DraftKings e têm a chance de ganhar uma parte do prêmio de US$ 500 mil.

A empresa filmou oito finais diferentes para garantir sigilo e dar conta dos inúmeros resultados nos quais as pessoas podem apostar, disse Scott Bell, diretor criativo da Droga5, agência responsável pelo comercial.

Publicidade

“Você quer as pessoas falando sobre seu comercial o máximo possível”, afirmou. “Conseguir fazer apostas em relação à propaganda em si é um ótimo meio para criar empolgação.”

Tradução: Romina Cácia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Criptomoedas
  • Fraude
  • FTX
  • Inverno Cripto
  • Propaganda
Cotações
20/08/2025 16h32 (delay 15min)
Câmbio
20/08/2025 16h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 3

    Imposto de Renda 2025: como saber em qual lote vou receber a restituição?

  • 4

    Queda do dólar: entenda a desvalorização, até onde a cotação pode chegar e o impacto na liderança da moeda americana

  • 5

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como aumentar minhas chances de ganhar o prêmio da Lotofácil da Independência 2025?
Logo E-Investidor
Como aumentar minhas chances de ganhar o prêmio da Lotofácil da Independência 2025?
Imagem principal sobre o Valores a Receber: brasileiros sacaram R$ 318 mi em junho; veja se tem valores no seu nome
Logo E-Investidor
Valores a Receber: brasileiros sacaram R$ 318 mi em junho; veja se tem valores no seu nome
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência: relembre os números sorteados em 2024 e 2023
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência: relembre os números sorteados em 2024 e 2023
Imagem principal sobre o IR 2025: ainda não recebeu a restituição? Relembre onde o valor é depositado
Logo E-Investidor
IR 2025: ainda não recebeu a restituição? Relembre onde o valor é depositado
Imagem principal sobre o Café fica um pouco mais barato, mas ainda há formas de economizar; veja como
Logo E-Investidor
Café fica um pouco mais barato, mas ainda há formas de economizar; veja como
Imagem principal sobre o Lotofácil da Independência: de onde foram os vencedores de 2024?
Logo E-Investidor
Lotofácil da Independência: de onde foram os vencedores de 2024?
Imagem principal sobre o Regras do BPC mudam: saiba como se preparar para a avaliação do INSS
Logo E-Investidor
Regras do BPC mudam: saiba como se preparar para a avaliação do INSS
Imagem principal sobre o Quem recebe o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2025?
Logo E-Investidor
Quem recebe o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2025?
Últimas: Criptomoedas
Bitcoin atinge menor nível de volatilidade desde janeiro de 2015: cripto está virando ativo de reserva?
Criptomoedas
Bitcoin atinge menor nível de volatilidade desde janeiro de 2015: cripto está virando ativo de reserva?

A baixa oscilação da criptomoeda reforça o reconhecimento dos investidores como ativo fundamental na carteira de investimentos

19/08/2025 | 11h20 | Por Daniel Rocha
 Tokenização: sem alarde, Ásia abre caminho para incluir estradas e usinas no blockchain
Criptomoedas
Tokenização: sem alarde, Ásia abre caminho para incluir estradas e usinas no blockchain

Continente asiático lidera nova era do blockchain, tokenizando energia limpa, imóveis e infraestrutura, com foco em ativos reais e regulação

13/08/2025 | 19h04 | Por Clay Chandler, da Fortune
Bitcoin encosta em recorde histórico com expectativa de queda de juros nos EUA
Criptomoedas
Bitcoin encosta em recorde histórico com expectativa de queda de juros nos EUA

O ativo digital inicia a semana acima dos US$ 120 mil com o retorno do apetite a risco dos investidores

11/08/2025 | 08h58 | Por Daniel Rocha
Alta do IOF empurra brasileiros a nova alternativa para enviar dinheiro sem taxas ao exterior
Criptomoedas
Alta do IOF empurra brasileiros a nova alternativa para enviar dinheiro sem taxas ao exterior

Stablecoins, criptomoedas atreladas à moeda americana, têm ganhado espaço no mercado brasileiro

08/08/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador