Duas entidades que representam os agentes autônomos de investimentos (AAIs) estão com expectativas para que a nova regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para a atuação profissional saia nesta semana. A autarquia já havia informado que esta será a primeira norma publicada em 2023.
A AIs Livres postou em suas redes sociais que a publicação deve ocorrer nesta quarta-feira, 15. Já a Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (Abai) avalia que a divulgação pode até mesmo ser amanhã, 14.
A autarquia vai atualizar o arcabouço regulatório para a atividade com base em audiências públicas realizadas em 2021. Alguns dos principais pontos de discussão presentes no novo documento são o fim do regime de exclusividade com intermediários, a transparência em relação à remuneração dos assessores e a necessidade de implementação de mais controles internos. Os temas e a visão do mercado para as possíveis mudanças foram abordadas em uma série de reportagens do Broadcast Investimentos.
Atualmente, a profissão é exercida por mais de 22 mil credenciados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).
Dias atrás, o presidente da CVM disse que a norma sairia antes do carnaval. A CVM, no entanto, não especifica datas em sua agenda regulatória.