A sessão desta terça-feira (7) está sendo impactada pelo discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, ao Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos, no início do seu depoimento semestral ao Congresso do país. Na ocasião, Powell afirmou que pode acelerar o ritmo do aperto monetário caso os indicadores exijam, acrescentando que o pico nos juros pode estar mais alto do que o esperado – a curva de juros futura por lá já passou a apontar como majoritária a chance de alta de 0,50 ponto porcentual (pp) na reunião de março, depois de uma alta de 0,25 pp verificada em fevereiro.
Leia também
Neste contexto, as principais Bolsas da Europa encerraram o dia em queda, enquanto os índices de Nova York caminham na mesma direção.
No Brasil, o Ibovespa até chegou a subir no início do dia apoiado pela recuperação do minério de ferro na China, mesmo com o recuo de cerca de 1% do petróleo e do acordo da Petrobras (PETR3; PETR4) com a Equinor para investimentos em projetos de geração eólica. Porém, após as falas do presidente do Fed, essa tendência foi revertida.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Próximo às 14h, o índice apresentava queda de 0,89%, aos 103.781 pontos, enquanto o dólar avançava 0,40% frente ao real, cotado a R$ 5,19, evidenciando o clima de aversão ao risco.