• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Espera pelo arcabouço fiscal anima o Ibovespa na quinta-feira

Às 10h38, o Ibovespa subia 2,13%, aos 103.956,38 pontos, após avançar 2,25%, na máxima aos 104.085,40 pontos

Por Maria Regina Silva, Estadão Conteúdo

30/03/2023 | 11:10 Atualização: 30/03/2023 | 11:19

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

Os mercados locais renovaram o otimismo, antes da entrevista dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) para detalhamento das novas regras fiscais (10h30). Em Nova York, o sinal também é de alta, de até 0,75% (Nasdaq).

Leia mais:
  • O que significa arcabouço fiscal e como ele afeta a sua vida?
  • Arcabouço vai permitir que despesa cresça em ano de receita menor, diz deputado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Ibovespa, a alta é praticamente geral na carteira, enquanto o dólar tenta manter queda aquém de R$ 5,10, ao passo que os juros futuros miram queda. Só três ações caem no índice Bovespa. O indicador segue renovando máxima, em defesa dos 104 mil pontos, após abertura aos 101.795,79 pontos. Ontem, fechou com elevação de 0,60%, aos 101.792,52 pontos.

“Segue o exterior e o índice Bovespa tem possibilidade de se aproximar dos 103 mil pontos fechamento e, a partir daí, buscar os 106 mil pontos fechamento, mas certamente vai depender da entrevista de Haddad e de Campos Neto sobre o RTI Relatório Trimestral de Inflação”, avalia em comentário matinal o economista Álvaro Bandeira. Às 11 horas, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, comenta o RTI, que sai mais cedo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Haddad chegou há pouco ao Senado para uma reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e líderes partidários sobre o novo arcabouço fiscal. Ao chegar ao Congresso, o ministro disse que a receptividade das lideranças da Câmara ontem à proposta foi boa. Também afirmou que a regra é sustentável dos pontos de vista fiscal e social.

Ontem, vazaram algumas informações sobre o projeto das novas regras fiscais, que prevê a zeragem do rombo das contas do governo federal em 2024 e superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. A nova regra limita o crescimento da despesa a 70% do avanço das receitas do governo, mas esse porcentual cairia para 50% no ano seguinte se houvesse descontrole das contas públicas.

Pela proposta, não está prevista nenhuma exceção nova à norma que, se aprovada pelo Congresso vai substituir o teto de gastos – mecanismo que desde 2017 atrela o crescimento das despesas à inflação. Segundo as projeções do governo, com o novo arcabouço, as despesas vão crescer sempre menos que as receitas. O projeto terá mecanismos de ajuste, chamados de “gatilhos”, em caso de não atendimento da trajetória previsto. Por outro lado, haverá um instrumento que impedirá aumento de gastos mais acelerado quando houver expansão significativa na arrecadação.

“Será fundamental conhecer os detalhamentos das regras, em especial os mecanismos que serão utilizados para forçar o cumprimento dos parâmetros (enforcement), mas de forma geral as primeiras informações trazem aspectos positivos e negativos”, destaca o economista Silvio Campos Neto, sócio da Tendências Consultoria, em nota.

Publicidade

Para a MCM Consultores, os detalhes conhecidos até o momento parecem otimistas quanto à trajetória do superávit primário e segue a incerteza se a proposta conseguirá estabilizar a dívida pública federal.

No exterior, as bolsas europeias e os índices futuros de ações em Nova York, em meio a uma visão menos turbulenta sobre as dificuldades do setor de bancos no Velho Continente e nos Estados Unidos.

O petróleo avança, enquanto o minério de ferro subiu 1,91% em Dalian, na China. As ações da Petrobras e da Vale têm valorização entre a faixa de 0,70% e 1,37%, pela ordem.

Às 10h38, o Ibovespa subia 2,13%, aos 103.956,38 pontos, após avançar 2,25%, na máxima aos 104.085,40 pontos.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Fernando Haddad
  • Ibovespa
Cotações
23/11/2025 11h51 (delay 15min)
Câmbio
23/11/2025 11h51 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 2

    Reação em cascata da liquidação do Banco Master atinge fundo imobiliário BGR B32 (BGRB11)

  • 3

    Como funciona o novo programa habitacional do governo para a classe média, e quando é mais vantajoso que outras opções?

  • 4

    Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?

  • 5

    Nova sala VIP em Congonhas investe R$ 38 milhões para oferecer experiências a executivos e passageiros com filhos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: por que o prêmio chegou a valor quase bilionário?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: por que o prêmio chegou a valor quase bilionário?
Imagem principal sobre o Ainda vale investir durante a aposentadoria?
Logo E-Investidor
Ainda vale investir durante a aposentadoria?
Imagem principal sobre o Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Logo E-Investidor
Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Imagem principal sobre o FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Logo E-Investidor
FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Semana reúne dados importantes de Europa, Estados Unidos, China, Japão e Brasil, incluindo inflação ao produtor, confiança, atividade e discursos de bancos centrais

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo
Tempo Real
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo

Mais de duas dezenas de companhias, de energia a varejo, realizam pagamentos de dividendos, JCP e amortizações no fim do mês

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed
Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed

Criptoativos ampliam perdas com pressão vendedora, temores regulatórios e alerta para menor liquidez antes do feriado nos EUA

21/11/2025 | 18h21 | Por Larissa Bernardes
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%
Tempo Real
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%

Com turbulência externa, Embraer (EMBJ3), Brava Energia (BRAV3), Vamos (VAMO3) e Minerva (BEEF3) engrossam a lista de quedas em um pregão de aversão ao risco

21/11/2025 | 18h13 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador