Educação Financeira

Crise faz o brasileiro gastar mais no supermercado: Veja 4 dicas para economizar nas compras

Em momentos de renda comprometida, é sempre importante ficar atento aos gastos

Crise faz o brasileiro gastar mais no supermercado: Veja 4 dicas para economizar nas compras
Muitos brasileiros não aplicam no mercado financeiro ou perdem oportunidades por suposições erradas sobre investimentos. Foto: Pixabay
  • Muitos brasileiros terão sua renda afetada por mais alguns meses devido à crise causada pela pandemia de covid-19
  • Produtos de supermercado têm grande peso no orçamento familiar e o E-Investidor separou dicas de como gastar melhor em suas compras nos estabelecimentos
  • Entre as orientações estão realizar apenas uma grande compra, fazer uma lista e pesquisar os preços

A crise causada pela pandemia da covid-19 reduziu a renda de muitos brasileiros. Com a prorrogação da MP 936, que permite a diminuição de salários por mais um mês e a suspensão dos contratos de trabalho por mais dois, a vida financeira de boa parte da população continua apertada.

Para quem teve 25%, 50% ou até 70% da renda cortada, é importante estar atento aos mínimos gastos, mesmo os essenciais, como as compras em supermercado para não ficar no vermelho. Segundo dados da fintech Mobilis, 74,5% das pessoas afirmam ter aumentado suas despesas com as compras nos locais nos últimos dois meses.

Por isso, o E-Investidor, junto com a startup Troco Simples, elencou quatro dicas para auxiliar os leitores a economizarem com alimentos e bebidas. “Muita gente passa sufoco simplesmente por não saber quais os números certos de suas rendas e gastos. Por isso, poupar nunca é demais”, diz Anderson Locatelli, diretor-executivo da Troco Simples.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), o peso no orçamento familiar com os gastos com bebidas e alimentos é muito grande, quase 20% do total. “Em tempos de crise, é imprescindível ter um bom planejamento financeiro para se recuperar rapidamente do mau momento e prevenir endividamentos”, diz Locatelli.
Confira as dicas:

Faça uma compra grande

A primeira dica é sempre comprar os produtos necessários de uma vez só. Assim, o custo benefício pode ser mais vantajoso do que realizar diversas compras pequenas, lidar com a variação de preços e perder tempo e dinheiro indo inúmeras vezes ao supermercado.

Lista de compras

Para conseguir cumprir a primeira dica, outra recomendação fundamental é fazer uma lista antes de sair de casa com o que é essencial e o que está em falta. Ou seja, anote tudo e compre apenas o que é necessário. Não é recomendado fazer estoque extra, pois pode comprometer o orçamento se os produtos estragarem antes de serem utilizados.

Pesquise preços

A terceira dica é ficar atento aos valores de todos os supermercados da sua região. Os preços podem variar de um estabelecimento para o outro. Ou seja, ter conhecimento dos preços dos diferentes locais pode ajudar a economizar (e muito) nas compras.

Em tempos de pandemia da covid-19, onde sair de casa deve ser evitado ao máximo possível, vale a pena ficar atento aos canais digitais para fazer sua pesquisa. Diversas redes de supermercados disponibilizam o preço de seus produtos on-line e os aplicativos de entregas também podem ser aliados em sua busca por melhores valores.

Além disso, os bons e velhos folhetos continuam em circulação e servem como um bom guia para comparar os preços dos supermercados.

Fique atento às promoções

É importante também ficar ligado com as promoções dos estabelecimentos. Muitos supermercados têm ofertas diárias, portanto, vale a pena ir ao local no dia em que a maioria dos produtos estará mais em conta. Assim como na dica acima, vale a pena ficar atento aos canais digitais e físico para saber os dias da semana com promoções.

Em tempo: as marcas já trabalham com aplicativos de descontos. Vale procurar se o mercado que você mais frequenta possui uma plataforma on-line e pesquisar os melhores preços.

Nossos editores recomendam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
Como negociar a dívida do cartão de crédito

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos