Publicidade

Tempo Real

Armadilha virtual: como o uso das redes sociais pode afetar seus investimentos

Ansiedade financeira é um sintoma relatado por integrantes da Geração Z e da Geração Millennials em pesquisa

Veja como redes sociais afetam seus investimentos (Foto: Freepik)

A preocupação com as economias está relacionada também com as redes sociais e tem gerado ansiedade financeira nas gerações de jovens adultos. A 12ª Pesquisa Anual da Delloite, publicada em 2023, revelou que os integrantes das gerações Z e Millennials percebem os impactos das redes sociais em suas vidas financeiras e nos investimentos a longo prazo.

A pesquisa revelou que, entre os 22 mil entrevistados em 44 países, 51% da Geração Z [nascidos entre 1995 e 2015) e 43% da Geração Millennials (nascidos entre 1980 e 1994) se sentem pressionados a comprar o que não podem pagar ao navegar pelas redes sociais como TikTok e Instagram no dia a dia.

Essas compras por impulso podem acontecer quando veem os posts de amigos ou influenciadores com algum item novo ou de férias, e também em anúncios, o que aumenta o desejo de ter cada vez mais coisas para ostentar.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Problemas em investimentos futuros

Com essas compras que não podem pagar, os jovens adultos fracassam nos investimentos a longo prazo. A pesquisa revelou que os integrantes das duas gerações citadas se preocupam com o alto custo de vida, vivem apenas dos salários que recebem, se veem na perspectiva de pegar empréstimos para pagar os estudos e até buscam um segundo emprego para fechar as contas no final do mês. Com isso, muitos estão adiando investir na compra de propriedades, carros e até os planos de formar uma família.

Outro estudo, o Bankrate informou que os usuários de redes sociais fazem compras por impulso durante a navegação e se arrependem depois. E esse tipo de compra prejudica o orçamento familiar e o planejamento para o futuro financeiro.

Inclusive, o longo uso das redes sociais na rotina prejudica o emocional das pessoas, que se sentem mal com a própria vida financeira quando se comparam com os outros, ficando desmotivados e com sentimento de fracasso.

Publicidade

Brasil está no topo de ranking mundial dos influencers relevantes em decisões de compras

Um estudo da plataforma de cupons CupomValido, com dados da Statista e da HootStuite, revelou que o Brasil se tornou um país com a maior média de influenciadores que podem converter suas indicações em decisões de compras. A pesquisa mostrou que 43% dos brasileiros já compraram algo por indicação de um influencer.

Com isso, muitos influencers de finanças estão aderindo ao ‘disclaimer’, que é um aviso legal que busca resguardar o autor de futuros problemas jurídicos com autoridades. Isso porque um influencer que não é analista com CNPI não pode indicar compras de ações financeiras para outras pessoas. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Web Stories

Ver tudo
<
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
13º salário: o que fazer se você ainda não recebeu o seu?
Por que os bancos gringos estão dizendo ‘fuja do Brasil’
Nem vinho, nem tequila: descubra qual é a bebida mais cara do mundo e se ela vende no mercado
>