Enquanto a taxa prefixada dos títulos públicos estiver em torno de 13% a.a, dificilmente ocorrerá uma alta generalizada do Ibovespa. Foto: Envato Elements
A alta do petróleo e dos futuros de Nova York devem ajudar o Ibovespa, com dados sobre emprego nos Estados Unidos (payroll) guiando os mercados na manhã desta sexta-feira (2). Mas o bom humor pode ser comedido uma vez que o EWZ, principal fundo de índice brasileiro negociado no exterior, tinha queda de 0,03% às 07h27 no mercado futuro americano.
O mercado irá olhar os dados da indústria brasileira, que podem influenciar os juros. A mediana do mercado indica contração de 0,3% da produção industrial em abril, na margem, após avanço de 1,1% em março, segundo o Projeções Broadcast.
Os mercados internacionais mostram otimismo após o governo de Joe Biden conseguir evitar o primeiro calote da história dos EUA nos primeiros dias de junho e antes do dado do mercado de trabalho americano. Biden afirmou estar ansioso para sancionar a matéria aprovada “o mais rápido possível”. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse estar satisfeita com a aprovação e que o acordo bipartidário “preserva a liderança financeira” dos Estados Unidos.
Com esse problema fora do caminho, as bolsas sobem no mercado futuro em Nova York e na Europa, o dólar está mais fraco ante maioria das moedas e os rendimentos dos Treasuries exibem leve alta.
Agenda
A agenda desta sexta-feira (2) traz a divulgação do relatório de emprego (payroll) dos Estados Unidos no mês de maio (09h30).
No Brasil, destaque aos números da produção industrial em abril (09h). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra no evento Valor Capital’s Crypto Workshop, organizado pelo Valor Capital Group (12h30). E ainda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de uma série de inaugurações no ABC Paulista (10h e 11h30).