As bolsas europeias operam em alta na manhã desta sexta-feira (16), ensaiando recuperação das perdas de ontem (15), em uma semana marcada por decisões de política monetária de grandes bancos centrais.
Leia também
Por volta das 6h40 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,39%, a 466,16 pontos, após cair no pregão anterior, quando o Banco Central Europeu (BCE) não apenas elevou juros, como também sinalizou novos aumentos mais adiante.
- Mercado hoje: reunião do BC com sindicato dos bancos, inflação na zona do euro e expectativa pela Selic são destaques da manhã
- Mercado hoje: J&F entra na disputa pela Braskem, Bradesco pagará juros sobre capital próprio e diretor da Klabin renuncia
Hoje, foi a vez do Banco do Japão (BoJ), que deixou sua política ultra-acomodatícia inalterada, como era amplamente esperado. Na quarta-feira (14), o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) manteve seus juros, após dez altas consecutivas, mas também sinalizou que elevará suas taxas mais duas vezes antes do fim do ano.
De volta à Europa, pesquisa da Eurostat confirmou que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 6,1% em maio, enquanto seu núcleo diminuiu para 5,3%. Ontem (15), o BCE também elevou suas projeções de inflação, diante da persistência do CPI subjacente, e cortou suas previsões de crescimento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mais cedo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, defendeu que o BCE siga apertando sua política monetária e mantenha os juros em território restritivo neste e no próximo ano, ao apresentar novo relatório da instituição sobre perspectivas econômicas da União Europeia. Às 6h54 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,37%, a de Paris avançava 0,74% e a de Frankfurt se valorizava 0,19%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,34%, 0,33% e 0,63%, respectivamente.
*Com informação do Broadcast