Com o anúncio, os consumidores entram no segundo semestre do ano sem a cobrança do adicional, cenário que permanece inalterado desde abril de 2022 por conta das fortes chuvas que marcaram o último ano.
A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia, sem necessidade de acionar uma grande quantidade de usinas termelétricas, que são mais caras.
Vale citar que, segundo estimativa da Aneel, é provável que a bandeira verde permaneça durante todo este ano. Ela reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que foram beneficiados com o período de chuvas.
Veja 3 dicas para economizar ainda mais:
Para aproveitar a ausência de cobranças extra e evitar receber uma conta de luz com preço salgado no final do mês, é interessante entender como economizar energia. Existem alguns hábitos que podem trazer resultados satisfatórios, como:
Reduzir o consumo de energia entre 18h30 e 21h30. Isso porque é um horário de pico de energia, com alta demanda, que pode deixar a conta mais cara;
Tomar cuidado no uso dos transformadores (ar condicionado, geladeira, chuveiro e cooktop) e dos microtransformadores (carregadores de celular, video-games e televisão);
Apostar em energia solar. Segundo a Intelbras, a economia pode chegar até 95%.