- O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais utilizadas pela população
- Para contratar o crédito consignado é necessário contatar seu banco, e as taxas podem variar mais de 100% dependendo da instituição financeira escolhida
- Um dos perigos, por outro lado, é perder o emprego. Nesse caso, há a possibilidade da dívida ser cobrada de uma vez, dependendo do contrato
O empréstimo consignado é uma das linhas de crédito mais utilizadas pela população, considerando que suas parcelas são descontadas diretamente no contracheque, holerite ou benefício.
Leia também
Para contratar o crédito consignado é necessário contatar seu banco, e as taxas podem variar mais de 100% dependendo da instituição financeira escolhida. Nessa opção, parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar à conta da pessoa, o que requer um bom planejamento financeiro.
Vale destacar que apenas alguns grupos podem contratar esse tipo de crédito. Confira quais tem direito ao consignado abaixo:
- Trabalhadores com carteira assinada de empresas privadas;
- Servidores públicos (ativos, inativos e pensionistas);
militares das Forças Armadas (ativos, inativos e pensionistas); - Aposentados e pensionistas do INSS;
- Contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Também há um limite do quanto pode ser cobrado no consignado. De acordo com a Lei Nº 10.820, de 2003, o limite máximo é 35% do salário ou benefício recebido (sendo 30% para empréstimo consignado e 5% para o cartão consignado).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale destacar que os beneficiários do Bolsa Família não podem usar o benefício para contratar esse crédito, como foi determinado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste ano. Para mais detalhes, acesse essa reportagem.
Vantagens e desvantagens do consignado
O crédito consignado com certeza é um dos mais atraentes à população, tendo em vista que os juros dessa modalidade são, normalmente, mais baixos que dos demais e o dinheiro já é descontado mensalmente, direto do pagamento.
No entanto, é necessário destacar que, como todas as linhas de crédito, é necessário se planejar financeiramente para solicitá-las. Em momentos com as taxas de juros altas, como o atual com a Selic a 13,75%, o crédito não é a melhor opção.
Ainda assim, as taxas do consignado são mais baixas, com prazos mais longos de pagamento e mais fáceis de serem contratadas.
Um dos perigos, por outro lado, é perder o emprego. Nesse caso, há a possibilidade da dívida ser cobrada de uma vez, dependendo do contrato. Além disso, o pagamento do consignado não pode ser adiado, tendo em vista que ele é retirado diretamente do recebimento.
Publicidade