O que este conteúdo fez por você?
- O levantamento do TradeMap analisou a performance de 13 aplicações frente ao IPCA em três períodos
- De todos investimentos, ouro, dólar e euro foram os apresentaram a menor rentabilidade frente a inflação no país
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por medir a inflação do país, registrou um recuo de 0,08% no acumulado de junho. É a primeira deflação desde setembro de 2022. Com o resultado, a inflação acumulada no Brasil alcançou o patamar de 3,16% em 12 meses.
Leia também
Mesmo com esse resultado, ainda há três investimentos que apresentam rentabilidade inferior ao IPCA. Segundo dados do TradeMap, ouro, dólar e euro são as aplicações que “perdem” para a inflação.
O levantamento avaliou a performance de 13 aplicações financeiras durante três períodos: no acumulado de junho, do ano e nos últimos 12 meses.
Publicidade
Nestes três intervalos de tempo, o ouro, dólar e euro entregaram uma rentabilidade abaixo da inflação. Já o Ibovespa foi o que apresentou a melhor performance no acumulado de junho. Durante esse período, o principal índice da B3 entregou uma rentabilidade de 9%.
O bitcoin (BTC), por sua vez, foi o mais rentável frente ao IPCA em 2023 e também nos últimos 12 meses. Durante esses dois períodos, o ativo digital registrou uma alta de 65,35% e de 37,32%, respectivamente.