O principal índice da B3, o Ibovespa, abriu na manhã desta sexta-feira (21) em alta de 0,20%, chegando aos 118.090,40 pontos. O avanço acontece em meio a expectativas pela reunião marcada para às 10h30 entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.
Leia também
Ainda nos acontecimentos domésticos, o Banco Central do Brasil (BC) publicou um questionário pré-Comitê de Política Monetária (Copom), de olho nas próximas três reuniões do colegiado. Na ata da última reunião, o BC expôs que a maioria do grupo já vê condições para uma queda de juros na próxima reunião.
Também devem ser divulgados hoje o Relatório Mensal da Dívida (RMD) de junho e o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do terceiro bimestre do governo federal.
Já no exterior, os balanços de American Express e SAP, nos Estados Unidos e Alemanha, respectivamente, decepcionaram analistas e investidores nos mercados internacionais. Ambas apresentaram receitas inferiores ao esperado. Ontem, Netflix, Tesla e IBM também frustraram expectativas ao divulgarem suas receitas e lucros no trimestre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, investidores digerem os números de vendas no varejo no Reino Unido, que subiram 0,7% em junho, 2% acima da previsão, e a inflação ao consumidor do Japão (CPI, na sigla em inglês), que avançou de 3,2% em maio para 3,3% em junho. A meta de inflação do Banco do Japão (BoJ) é de 2%.
Também deve ficar no radar dos investidores um acordo envolvendo o governo estadunidense e grandes empresas de tecnologia que visa criar novas medidas de controle e fiscalização do uso da inteligência artificial (IA). Sete empresas estão envolvidas: Amazon, Anthropic, Alphabet (Google), Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI.