O PicPay vai permitir que todos os clientes utilizem depósitos em dinheiro na instituição para liberar limites de cartão de crédito. Com a funcionalidade, virtualmente todos os clientes poderão ter um cartão de crédito, o que a empresa financeira da J&F acredita que ajudará a fidelizar os clientes, com riscos reduzidos.
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O PicPay tem hoje cerca de 15 milhões de cartões emitidos, entre as modalidades de crédito e de débito, e depósitos na casa dos R$ 10 bilhões. Ao aderir à funcionalidade, o cliente constitui uma pasta separada, o chamado Cofrinho, para guardar o dinheiro que garante o limite.
Esse recurso é aplicado em CDBs do PicPay Bank, com rendimento de 102% do CDI, e o cliente pode pagar a fatura usando o valor que guardou ou através de outros métodos, mantendo o recurso separado. Clientes negativados ou que não têm proposta pré-aprovada podem contratar o novo cartão, que tem as mesmas funcionalidades do cartão de crédito tradicional da empresa, da bandeira Mastercard.
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“Um dos desafios que temos é acessar informações de pagamento dos usuários que acabam concentradas nos grandes bancos”, disse ao Broadcast o vice-presidente de Serviços Financeiros do PicPay, Danilo Caffaro. “Com esse produto, temos uma reciprocidade: o cliente começa a usar o cartão em lugares em que não usava, constrói o relacionamento e temos mais acesso a informações de crédito.”
O diretor de Cartões e Seguros da instituição, Frederico Trevisan, afirmou que a ideia é que o cartão garantido abra a porta para fidelizar clientes. “A partir do momento em que o cliente tem cartão conosco, faz a portabilidade do salário, entre outras coisas, podemos dar outros limites de crédito”, disse.
Alternativa importante
Cartões de crédito garantidos por depósitos não são uma novidade: no último ano, bancos digitais recorreram ao produto principalmente para substituir o cartão pré-pago, que ficou menos vantajoso com o teto da tarifa de intercâmbio imposto à modalidade pelo Banco Central. Também viram uma alternativa para manter o crescimento em um momento de inadimplência em alta.
No caso do PicPay, o crédito com garantia está no centro da estratégia. Neste ano, o banco digital passou a oferecer empréstimo consignado e crédito com garantia de veículos, o chamado car equity, todos originados por outras instituições – o PicPay atua como distribuidor e não retém os riscos.
Segundo Caffaro, novos produtos devem vir, inclusive no chamado crédito clean (sem garantia). “Gostamos dos produtos com garantia, mas eles têm limitações”, afirmou, dizendo que nem todos os clientes têm salário para garantir um consignado, por exemplo. “Estamos no caminho de complementar o nosso portfólio.”
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Após receber a carteira de pessoas físicas do Original, também controlado pela J&F, o PicPay tem 35 milhões de clientes ativos. A nova ferramenta deve estar disponível a todos eles até agosto, começando por aqueles que não têm operações de crédito com a instituição.