Publicidade

Colunista

5 motivos para investir em dólar hoje

Poucas pessoas pensam em verdadeiramente dolarizar o seu patrimônio como forma de proteção e diversificação

Receba esta Coluna no seu e-mail
Dólar americano. Foto: Envato Elements
Dólar americano. Foto: Envato Elements

Faz quase 20 anos que estou no mercado financeiro e sempre vejo exatamente a mesma coisa. Quando o dólar começa a subir, os investidores buscam ativos no exterior, como se fossem habilidosos jogadores que sabem exatamente a melhor hora de comprar a moeda americana ou alocar o dinheiro em ativos atrelados a ela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mas a verdade é que poucas pessoas pensam em realmente dolarizar o seu patrimônio como forma de proteção e diversificação. A maioria é por pura ganância de achar que pode ter um lucro rápido. Acontece a mesma coisa com as ações na bolsa.

Porém, existem alguns motivos simples que  farão com que qualquer investidor entenda a importância de ter uma parte do seu patrimônio em dólar. Fiz uma lista com os 5 motivos principais:

1 – Proteção cambial

Todas a moedas do mundo são pareadas pelo dólar. A força da economia de um país e baseada na cotação da moeda americana, basta ver o que está acontecendo com a Argentina, por exemplo. Geralmente, em momentos de crise, o dinheiro do mundo todo procura um lugar seguro. É o que chamamos de fly to quality (vôo para qualidade) e este local se chama Estados Unidos da América. Exceto se a crise for nos EUA, como aconteceu em 2008, em todas as outras o dinheiro migrará para a América e assim valorizará o dólar. Resumindo, a moeda americana é uma proteção natural contra grandes crises.

2 – Investimento em empresas globais

Muitas das empresas que compõem o S&P 500, ou seja, o índice com as 500 maiores empresas dos EUA são multinacionais que estão espalhadas por todo o mundo, como Apple, Microsoft, Amazon e Coca-Cola. Isso mostra que, automaticamente, investindo nessas empresas, você está fazendo uma diversificação global e reduzindo o risco da sua carteira.

3 – Proteção do risco Brasil

Dizem que no Brasil até o passado pode mudar. Sabemos da instabilidade política e econômica que nosso País vive faz décadas. Isso não é um privilégio nosso. Economias menos desenvolvidas acabam passando pelos menos problemas, com períodos de altos e baixos mais intensos. Deixar o dinheiro dolarizado minimiza muito este risco, apesar de não eliminá-lo. Parte do patrimônio em ativos no exterior garante uma tranquilidade inclusive emocional.

4 – Proteção contra a inflação

Parece não fazer sentido, afinal, os Estados Unidos está sofrendo com a inflação que, por incrível que pareça, está mais alta até mesmo que o IPCA, a inflação brasileira. Mas isso é uma situação completamente atípica, diferente do que acontece no Brasil. Nos EUA o natural é a inflação estar sempre muito próxima de zero. É comum o turismo comprar algo por um determinado valor e quando volta 5 anos depois o valor é praticamente o mesmo. Parece surreal para nós, mas é normal nos EUA. Isso é mais uma prova que o dólar mantém seu poder de compra apesar dos anos.

5 – Economia mais segura do mundo

O maior investidor do mundo, Warren Buffett falou uma vez: “Nunca aposte contra a América”. Pode parecer algo nacionalista, mas a história das últimas décadas mostra que não é. Veja o estrago que foi a crise de 2008 e como rapidamente o país se levantou e continuou liderando a economia global. Isso é os Estados Unidos. A economia mais sólida do planeta.

Publicidade

Será mesmo que não faz sentido deixar parte do seu patrimônio dolarizado?

Encontrou algum erro? Entre em contato

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada
Inscrição feita com sucesso
Últimas: Colunas

X

Publicidade